O silêncio é a ferramenta mais subestimada da Comunicação

Depois de 2 semanas enfrentando uma gripe doida, que me deixou de cama, jogos do Brasil que não convenceram, festas juninas que não têm cheiro de festa junina, um dia dos namorados sem namorado e uma demissão, depois de 8 anos trabalhados, eu posso afirmar: que tempos loucos temos vivido, parece que estamos em um universo paralelo.

LEIA MAIS: Sua Comunicação é puro poder, mas você ainda não sabe usar

Talvez os tempos doidos sejam somente meus, mas eu só posso falar por mim mesma, não é mesmo?!

E assim, refletindo sobre a vida, suas colocações, mudanças repentinas, rodadas das peças nesse xadrez que vivemos do dia que nascemos até o respiro final, silenciei.

Aí você pode me perguntar: “mas Claudia, você em silêncio”? Pois é, todos nós precisamos de silêncio às vezes. E antes que você pense que silêncio não é parte da Comunicação, que eu estou negando as minhas raízes de comunicóloga, vamos aos fatos para esclarecer isso.

Até os poetas dizem que não haveria uma coisa se não houvesse outra. É uma lei da física, da química, da existência. Sempre que uma coisa sai, outra entra no espaço vazio que ficou. Se a palavra te falta, faça silêncio. E assim eu fiz. Mesmo sendo a rainha de ter o que falar, precisei silenciar, para organizar os pensamentos, para sentir-me conectada novamente.

Diferentemente do que você pode imaginar, Comunicação não é só sobre fala, escrita, presença constante, posicionamento claro, estratégia de mensagem. É também sabre fazer silêncios e pausas. Para você entender bem, imagine se uma orquestra tocasse todos os dias, no meio do congestionamento de uma grande avenida… Ninguém ouviria nada, somente muito ruído, muito barulho, tudo confuso entre o que é poluição sonora e uma construção complexa e rara como é a música. Mas quando você vai ao teatro, faz-se um silêncio antes de iniciar a execução da música… É uma estratégia forte para preparar o público para ser tocado ali.

Assim também é o silêncio na comunicação. Não há beleza em escrever, falar, ouvir e sentir os movimentos humanos acontecendo se não houver pausa. O silêncio está muito relacionado à reflexão, reorganização dos pensamentos, descanso e vivência das necessidades humanas.

Quando você é provocado, por exemplo, ou algo te incomoda e você responde com um breve silêncio, estamos falando aqui que há maturidade em seus pensamentos, que é uma pessoa que tem atitude madura quanto ao seu posicionamento. Lógico que não vamos flertar aqui com questões psicológicas, estamos falando de recuo estratégico, de retomada do autocontrole, de ser protagonista das suas próprias decisões.

Uma outra situação em que encontramos o silêncio de forma muito bem empregada é quando existe um tempo de processamento de informação antes de uma resposta. Você recebe uma mensagem, um dado, uma ação, mas tira um tempo para processar isso, para sentir o que ela te traz, organiza os pensamentos para se posicionar… Essa comunicação que você está estabelecendo é poderosa e diz muitas coisas, mesmo sem dizer nada. Diz que você não é emocionado, que não tomou a fala como provocação, que tem inteligência e equilíbrio emocional para elaborar uma resposta consciente.

Não existiria nenhum problema no silêncio, se não vivemos numa cultura que interpreta qualquer silêncio como ausência, quando muitas vezes ele é presença qualificada. Estar em silêncio, afastar-se de forma consciente e estratégica é uma comunicação poderosa demais, mas as pessoas têm esquecido de usar, pela urgência de ter que falar, escrever, responder… Uma urgência equivocada que leva tanta gente a cometer erros, muitas vezes irreparáveis e forçar presença onde deveria existir ausência.

Então, reconhecendo no silêncio o poder da comunicação, deixei que ele imperasse, mas como agoniada que sou, hoje dei um basta no silêncio e voltei a me comunicar claramente. Vamos para a vida, porque ela tem urgência de ser vivida e temos que ser felizes em todas as oportunidades.

Em tudo, lembre-se que FELICIDADE é uma construção e precisa de um tijolinho todos os dias para ela acontecer.

Beijo da Linda para você, até a próxima.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *