O ministro Edson Fachin, que tomará posse como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 29 de setembro, esteve no Vaticano neste final de semana para um encontro com o Papa Leão XIV. A visita ocorre a poucos dias de o ministro assumir o comando da Corte, que terá o ministro Alexandre de Moraes como vice. O gesto é visto como um indicativo sobre o tom que o novo presidente adotará em sua gestão.
LEIA TAMBÉM: Trump aplica Lei Magnitsky contra Viviane Barci de Moraes, esposa de Alexandre de Moraes
A participação de Fachin no Jubileu dos Operadores da Justiça marcou um momento simbólico. O evento busca reunir juízes, advogados e procuradores de todo o mundo. Em seu discurso, o Papa Leão XIV destacou a importância de uma justiça que vá além da mera aplicação da lei, defendendo que ela também promova a dignidade e a igualdade.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
A posse de Edson Fachin ocorrerá após o fim do mandato de dois anos do atual presidente do STF, o ministro Luís Roberto Barroso. A sucessão respeita a tradição que escolhe para o cargo o ministro mais antigo que ainda não o presidiu.
Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2015, Fachin chega ao comando do STF em 2025, tendo como vice o ministro Alexandre de Moraes.