Violência direcionada: Ex-fuzileiro ataca igreja em Michigan

O ataque ocorreu no último domingo, dia 28 de setembro, quando um ex-fuzileiro naval invadiu uma igreja em Grand Blanc, Michigan. O saldo é de pelo menos quatro pessoas mortas e oito feridas, incluindo crianças.

Segundo as autoridades, o atirador, identificado como Thomas Jacob Sanford, de 40 anos, lançou um veículo contra a fachada da igreja A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias durante o culto matinal. Ele então saiu do carro, começou a atirar contra os fiéis e, em seguida, ateou fogo no local, causando um grande incêndio. A polícia ainda realiza buscas nos escombros e há pessoas desaparecidas.

Leia mais: Países da Europa pressionam Irã após retomada de sanções da ONU

O Atirador: Thomas Jacob Sanford.

O atirador, Thomas Jacob Sanford, de 40 anos, era morador de Burton, Michigan. Sanford serviu como fuzileiro naval (Marine) de 2004 a 2008, atuando como mecânico e operador de veículos e sendo enviado ao Iraque entre 2007 e 2008. Sanford foi morto em confronto com a polícia após o ataque à igreja.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

O crescente padrão de ataque em locais de fé nos Estados Unidos.

O ataque em Grand Blanc, Michigan, foi classificado pelo FBI como um ato de violência direcionada contra fiéis. Este incidente é o mais recente de vários ataques a instituições religiosas nos Estados Unidos, um padrão crescente de violência que transforma locais de culto, que deveriam ser santuários, em cenas de crime.

Apesar de cerca de 63% dos norte-americanos se declararem cristãos e apenas 29% da população adulta se declarar sem religião, os ataques a igrejas e outros locais de fé têm se tornado cada vez mais presentes na vida dos americanos, com um aumento significativo em atos de vandalismo, tiroteios e violência direcionada.

Violência Seletiva Contra Locais de Culto nos EUA (Última Década)

  • Agosto de 2025 – Minneapolis, Minnesota: Duas crianças foram mortas e várias pessoas feridas durante uma missa na Igreja da Anunciação. O atirador foi identificado como um ex-aluno da escola paroquial.
  • Junho de 2022 – Vestavia Hills, Alabama: Três pessoas foram mortas a tiros durante um jantar comunitário na Igreja Episcopal de Santo Estêvão. O ataque só foi interrompido após um cliente corajoso atingir e imobilizar o agressor com uma cadeira dobrável.
  • Outubro de 2018 – Pittsburgh, Pensilvânia: Onze fiéis judeus que participavam de cultos na Sinagoga Tree of Life foram mortos a tiros por um supremacista branco com histórico de antissemitismo.
  • Novembro de 2017 – Sutherland Springs, Texas: Considerado o tiroteio em massa mais mortal da história moderna do Texas, 25 pessoas – incluindo uma mulher grávida – foram mortas na Primeira Igreja Batista. O crime teria sido motivado por uma briga familiar do atirador.
  • Setembro de 2017 – Nashville, Tennessee: Uma pessoa foi morta e várias outras ficaram feridas na Igreja de Cristo Burnette Chapel. O atirador, um ex-frequentador da igreja, foi condenado à prisão perpétua.
  • Junho de 2015 – Charleston, Carolina do Sul: Nove pessoas foram mortas quando um jovem invadiu uma sessão de estudo bíblico na histórica Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel. O atirador, um supremacista branco declarado, foi condenado por múltiplas acusações federais.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *