A novela da Rede Globo “A Viagem” que começa a ser reprisada nesta semana, foi ao ar pela primeira vez em 1994, e tinha no elenco grandes atores globais, como Guilherme Fontes, Antônio Fagundes, Miguel Falabella, Andréa Beltrão, Christiane Torloni. Foi a primeira novela em que a trama girava em torno da doutrina espírita.
LEIA TAMBÉM: Tom Cruise se recusa a responder sobre tarifas de Donald Trump em Hollywood
Para quem não sabe, doutrina espírita é um fundamento de base religiosa e filosófica que se apoia nos ensinamentos cristãos e nas comunicações com espíritos, codificados por Allan Kardec, francês que viveu entre 1804 e 1869, e foi um dos primeiros a estudar fenômenos paranormais, destacando-se como o criador do espiritismo, sendo esta doutrina uma defensora da imortalidade da alma, da reencarnação como um processo de evolução espiritual e da comunicação com os espíritos através da mediunidade.
Na novela, Antônio Fagundes (Otávio) fazia casal com Christiane Torloni (Diná). Com 46 anos durante a gravação, e hoje com 76, o ator Antônio Fagundes relembrou aquela época:
“Eu confesso que não tinha a menor noção do que era a doutrina espírita… Li a obra do Kardec e troquei ideia com alguns colegas que já tinham conhecimento disso. Isso foi uma coisa que realmente mudou a minha vida”
“A novela mexe com as pessoas, mesmo com aquelas que não seguem a doutrina, porque ela te dá esperanças de que a vida continua, de que você pode se encontrar com os entes queridos”, disse o ator.
A novela volta ao ar nesta semana no programa “Vale a pena ver de novo”, que desde 1980 reprisa novelas antigas na programação das tardes da Globo. É uma novela marcante, pois se trata do desconhecido. A reprise sucede a reprise da novela “Tieta”, e faz parte da comemoração dos 60 anos da Rede Globo.