Após 141 dias sem vencer, Sport bate o Grêmio no Sul e quebra jejum no Brasileirão

É isso mesmo: depois de 141 dias — ou melhor, 4 meses e 21 dias — o Sport Club do Recife voltou a conquistar um triunfo. Isso não acontecia desde 22 de março, quando venceu o Retrô fora de casa pelo Campeonato Pernambucano. Hoje, novamente longe da Ilha do Retiro, o Sport foi heroico, jogou como mandante e envergou a equipe do Grêmio diante de mais de 35 mil torcedores na Arena.

Leia mais: Davide Ancelotti elogia Marçal como “melhor em campo” e cita importância da equipe em bola parada

Primeiro tempo

O jogo demorou para engrenar devido à postura do Sport, que não se recuou, buscando trabalhar dentro do campo gremista.

O primeiro lance de perigo ocorreu aos 27 minutos, em rápida cobrança de lateral de Kike Oliveira. Em tabela com Alysson, o uruguaio chegou à linha de fundo e cruzou rasteiro para Riquelme. De frente, o jovem finalizou em cima de Gabriel, que fez grande defesa.

Um minuto depois, o adversário respondeu: pela ponta, Léo Pereira passou como quis por Camilo — volante improvisado na lateral — e finalizou forte, cruzado. Volpi espalmou.

Aos 39, em cruzamento despretensioso, Matheus Alexandre se antecipou a Marlon, que estava desatento, e cabeceou perto do gol de Volpi.

Fim da primeira etapa com poucas jogadas realmente perigosas, mas com muita disputa e correria. Foi possível ouvir vaias da torcida gremista, em jogo que também marcou a estreia do zagueiro Balbuena.

Segundo tempo

O Sport voltou avassalador. Os contra-ataques iniciais — conduzidos na velocidade de Léo Pereira — desmontaram o esquema tático de Mano Menezes.

Logo no primeiro minuto, o veloz Léo Pereira aproveitou sobra de bola após tentativa do Grêmio no ataque e chutou da esquerda para defesa de Volpi.

Não houve tempo para respirar: aos 2, Derik Lacerda ficou no mano a mano contra a zaga e finalizou torto, ao lado do gol de Volpi.

A pressão deu resultado. Léo Pereira, livre pela esquerda, cruzou rasteiro e encontrou Matheusinho às costas de Marlon e Wagner Leonardo. O meia só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

O Grêmio, desnorteado em campo, dependia de jogadas individuais. Aos 9, Kike Oliveira recebeu de Edenilson e soltou uma bomba. Gabriel defendeu na ponta dos dedos, mandando para escanteio.

Aos 19, Derik Lacerda apareceu de novo: recebeu passe em profundidade, invadiu a área e chutou para fora. Mais uma chance desperdiçada pelo Leão.

Na confusão dentro da área, o também estreante Carlos Vinícius cruzou da esquerda para Braithwaite, que finalizou. Gabriel defendeu com os pés.

Aos 31, Carlos Vinícius, com uma voadora dentro da área, chutou em cima de Gabriel, que fez mais um milagre.

Barletta, com poucos minutos em campo, finalizou em mais um contra-ataque e a bola passou rente ao gol de Volpi.

O jogo ficou morno nos últimos 15 minutos. O Grêmio, sem criatividade, abusou das substituições que não surtiram efeito. O Sport, seguro, rebateu as bolas sem dificuldades.

Foi aos 49 minutos da segunda etapa que o tabu pernambucano quase foi por água abaixo. No tudo ou nada, a bola sobrou para Alysson, que chutou de trivela e viu a bola passar ao lado da trave do Sport.

Vitória do Leão da Ilha, a primeira no campeonato.

Escalações

Grêmio: Tiago Volpi; Camilo (Villasanti), Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi (Amuzu), Edenilson (Carlos Vinicius) e Riquelme (Cristaldo); Alysson, Olivera (Aravena) e Braithwaite.

Sport: Gabriel; Matheus Alexandre, Rafael Thyere, Ramon e Igor Cariús; Rivera, Zé Lucas (João Silva) e Lucas Lima; Matheusinho (Pedro Augusto), Léo Pereira (Barletta) e Derik Lacerda (Pablo).

Próximos jogos

O Tricolor, abatido, enfrenta no próximo domingo (17) o Atlético-MG, na Arena MRV, no primeiro jogo do returno. O Sport, com a ótima atuação, busca mais três pontos, agora contra o São Paulo, em casa, no sábado (16).

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *