Laporta admite atraso e fala sobre impasse da reabertura do Camp Nou

O presidente do Barcelona, Joan Laporta, explicou o impasse envolvendo a reinauguração do Camp Nou em entrevista recente ao diário espanhol Mundo Deportivo. Inicialmente previsto para receber o Troféu Joan Gamper em 10 de agosto, o estádio não obteve a Licença de Primeira Ocupação junto à prefeitura de Barcelona, o que inviabilizou o evento.

LEIA TAMBÉM: Flamengo acerta a contratação do atacante Samuel Lino, do Atlético de Madrid

Laporta ressaltou que as licenças de obra e de atividades haviam sido entregues dentro do esperado, mas a autorização para ocupação não foi emitida a tempo. Mesmo assim, ele se manteve confiante de que a equipe voltará ao Camp Nou “o mais rápido possível” e afirmou que não culpa a administração municipal pelo atraso.

O dirigente garantiu que os orçamentos e compromissos financeiros do clube para a temporada 2025/26 já consideram o retorno ao estádio, descartando qualquer plano de ficar fora do Camp Nou por tempo indeterminado. Paralelamente, o Barcelona solicitou à UEFA a possibilidade de jogar os primeiros jogos da Champions League fora de casa, a fim de ganhar prazo para concluir os reparos e evitar ter que usar o estádio Olímpico Montjuïc novamente.

As obras de reconstrução do Camp Nou se arrastam desde junho de 2023 e enfrentam seguidos atrasos, inclusive na instalação do gramado, instalação de assentos e saídas de emergência. A previsão atual é que o estádio esteja concluído entre o final de 2025 e o meio de 2026. A Câmara de Contratistas da Catalunha já alertava que seria quase impossível cumprir os prazos originais, estimando que a liberação final e ocupação poderia levar até quatro meses após o fim das obras.

Com a reinauguração adiada pela quinta vez, sócios e torcedores vêm expressando frustração, criticando o planejamento da diretoria. Ainda assim, Laporta reforça que o clube mantém um bom diálogo com as autoridades locais e está trabalhando para resolver todos os obstáculos burocráticos.

Autor

  • Loslayne Martins

    Loslayne Martins é estudante de Jornalismo, atualmente cursando o primeiro semestre na Unitau. Apaixonada por comunicação, acredita no poder da informação como ferramenta de transformação social. Atua como estagiária voluntária no portal ponto360, onde busca aprimorar suas habilidades na produção de conteúdo, reportagem e apuração de notícias. Com interesse especial em esportes.

Marcado: