Cessar-fogo entre India e Paquistão foi mediado pelos EUA, diz Donald Trump

Índia e Paquistão concordaram em um cessar-fogo neste sábado (10), após dias de muita tensão em torno de um conflito que perdura a mais de sete décadas. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou em sua rede social Truth Social.

LEIA TAMBÉM: Trégua tarifária: EUA e China concordam em cortes temporários para aliviar tensões

Trump diz que está ‘orgulhoso pela força e sabedoria’ demonstradas por Índia e Paquistão ao concordarem um cessar-fogo. Segundo ele, os Estados Unidos aumentará o comércio com ambos países, visando por um fim no conflito que dura há mais de 70 anos.

“Nós impedimos um conflito nuclear. Acho que poderia ter sido uma guerra nuclear terrível, milhões de pessoas poderiam ter morrido. Então, estou muito orgulhoso disso”, escreveu Donald Trump

O presidente também afirmou que os EUA tiveram participação direta e ajudaram a mediar o confronto.

Trump diz que mediou cessar-fogo entre Índia e Paquistão
Foto: Reuters/Mukesh Gupta

Entenda o guerra

Índia e Paquistão disputam pelo território da Caxemira desde o fim do domínio britânico em 1947. Os dois lados reivindicam a região por razões históricas e religiosas. A guerra se mantém por décadas e preocupa a comunidade internacional, principalmente porque ambos possuem armas nucleares — a Índia desde 1974 e o Paquistão desde 1998. Esse fator torna o conflito ainda maior, e perigoso para a segurança global.

Autor

  • Anita Maia

    Jornalista em seu 2 ano da faculdade (FAM). Experiência como redatora, fotógrafa e apresentadora.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *