Desde o início dos conflitos entre Rússia e Ucrânia em início de fevereiro de 2022, a Polônia tem sido um dos mais leais aliados da Ucrânia. Compartilhando uma fronteira terrestre com a Ucrânia, com o leste da Polônia e o oeste da Ucrânia, os vizinhos são grandes aliados.
LEIA TAMBÉM: Brasil reage às tarifas de 50% dos EUA com promessa de reciprocidade: risco de crise comercial cresce
Sendo um dos primeiros países a enviar apoio militar à Ucrânia, segundo o embaixador polonês Piotr Lukassiewicz, desde o início do conflito, a Polônia já enviou aproximadamente 200 milhões de euros em ajuda militar.
Apoio militar 2022-2024
- 536 Veículos de combate
- 318 sistemas de artilharia
- 10 aeronaves
- 10 helicópteros de combate

Refugiados ucranianos na Polônia
O apoio polonês tem sido essencial para os refugiados ucranianos em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia, sendo um dos oito pontos onde refugiados da guerra podem cruzar, sendo recebidos por voluntários e guardas que oferecem comida e transporte gratuito para outras regiões do país.
Segundo o porta-voz da fronteira, Piotr Zakielarz:
“Mesmo as pessoas que não possuem documentos válidos, ou nenhum documento, têm permissão para entrar.”
Ajuda humanitária
Por conta da proximidade entre os países, a ajuda humanitária polonesa faz a diferença pela sua logística. Além de sua influência por ser membro da OTAN e União Europeia, a Polônia tem atuado como porta-voz para garantir que essas organizações mantenham o apoio à Ucrânia para fortalecer suas próprias defesas, já que a escalada do conflito pode afetar suas fronteiras.
Ataques russos à Volínia (Ucrânia) levam Polônia a ativar medidas de proteção aérea
Na noite desta quarta-feira (09), a Força Aérea Polonesa ativou os aviões de combate por conta de ataques da Rússia à Ucrânia, que aconteceram na região noroeste da Volínia, próximo à fronteira polaca-polônia.
Sendo considerado o maior ataque à Ucrânia em um único dia desde o início dos conflitos em 2022, segundo o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Rússia lançou 741 aparelhos de ataques aéreos, sendo eles mísseis e drones, deixando a Polônia em alerta, fazendo assim ativar os chamados aviões de combate. O sistema de defesa aéreo da Polônia é uma medida para garantir a segurança das zonas limítrofes aéreas.
Os aviões de guerra são um sistema de defesa aéreo de radiolocalização em terra e reconhecimento, que foram colocados em alerta máximo na noite desta quarta-feira. O alerta durou cerca de duas horas e, após o nível de ameaça de ataques com mísseis russos na Ucrânia cair, o alerta cessou.
2 Comentários
Excelente Matéria, parabéns a repórter……
Os países ocidentais precisam garantir a integridade fronteiriças da Ucrânia, pois, a voracidade do Putim não tem limites.