Pequim condena ex-Ministro da Agricultura à morte por corrupção

O ex-ministro da Agricultura da China, Tang Renjian, de 63 anos, foi condenado à pena de morte pelo crime de corrupção e suborno.

A sentença foi anunciada neste último domingo pelo tribunal na província de Jilin e foi acompanhada pela suspensão de dois anos. Este é um mecanismo legal que permite que a pena seja convertida em prisão perpétua, caso o ex-ministro demonstre bom comportamento e coopere com as autoridades durante o período de condenação. A prisão do ex-ministro reforça a estratégia de Xi Jinping no combate à corrupção em seu governo.

Leia mais: Violência direcionada: Ex fuzileiro ataca igreja em Michigan

Segundo o tribunal, foi determinado que Tang Renjian teria abusado dos seus poderes em diversos cargos ao longo dos seus 17 anos em serviço público. Os crimes de suborno e facilitação de negócios ocorreram entre 2007 e 2024, período em que serviu como governador da província de Gansu e, posteriormente, como ministro da Agricultura e Assuntos Rurais.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Segundo as investigações, o volume estimado de propina foi classificado como “extremamente elevado“, totalizando aproximadamente 268 milhões de yuans (o equivalente a 38 milhões de dólares). Apesar da suspensão da pena de morte, o tribunal impôs rigorosas consequências ao ex-ministro: Tang teve todos os seus bens confiscados e seus direitos políticos cassados.

  • Acesse o nosso canal no Telegram
  • Acesse o nosso canal no WhatsApp

A leniência da suspensão da pena de morte foi justificada pela confissão dos crimes, o arrependimento e o fato de Tang ter devolvido todos os bens ilícitos.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *