“Não existe mandato à distância”, diz Hugo Motta sobre Eduardo Bolsonaro

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), afirmou nesta sexta-feira (15) que “não existe mandato à distância” ao comentar a ausência prolongada do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está há semanas fora do país.

LEIA TAMBÉM: Defesa de Bolsonaro contesta pena de 43 anos e aposta em redução em caso de condenação

A declaração foi dada a jornalistas no Congresso, em meio a discussões sobre a presença física dos parlamentares nas atividades legislativas.

“Entendo que a presença do deputado é fundamental. Nosso trabalho é presencial e feito no contato com a população e com outros parlamentares. Não se cumpre o papel apenas pela internet”, destacou Motta, ressaltando que a dinâmica de atuação no Legislativo envolve negociações de bastidores, participação em comissões e presença em votações decisivas.

Ausência de Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro tem participado de compromissos no exterior, especialmente em eventos conservadores nos Estados Unidos e na Europa, onde se encontrou com lideranças políticas alinhadas ideologicamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O deputado argumenta que as viagens fazem parte de sua função, ao buscar apoio internacional e divulgar pautas da bancada conservadora.

No entanto, a ausência prolongada reacendeu o debate sobre a necessidade de regulamentar com mais rigor os limites de faltas parlamentares.

Pela regra interna da Câmara, o deputado que faltar a mais de um terço das sessões ordinárias de cada mês sem justificativa pode ter o salário descontado e, em casos extremos, perder o mandato. Ainda assim, na prática, punições severas são raras e muitas ausências são justificadas administrativamente.

O tema tem gerado incômodo tanto entre opositores quanto dentro da base de Eduardo. Deputados argumentam que a participação à distância, via redes sociais ou transmissões virtuais, não substitui o trabalho presencial. “A política exige olho no olho e presença no plenário, reforçou Motta.

Até o momento, Eduardo não comentou publicamente a fala de Hugo Motta, mas segue publicando em suas redes imagens de encontros e palestras no exterior. Nos bastidores, aliados afirmam que ele deve retomar a agenda no Brasil nos próximos dias.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *