Lula propõe usar hospitais privados para reduzir filas do SUS

O governo federal deu início a negociações com hospitais e entidades privadas de saúde, visando aproveitar sua estrutura para cuidar de pacientes do SUS, fazendo uma permuta entre dívidas tributárias dessas instituições por serviços de saúde à população, como consultas, exames e cirurgias não emergenciais. A proposta permite que hospitais privados com dívidas na Dívida Ativa da União possam “pagar” parte desses débitos prestando serviços ao SUS.

LEIA TAMBÉM: Diplomacia em xeque: EUA questionam ordens de Moraes em carta oficial

A ideia, liderada pelo presidente Lula, busca reduzir as enormes filas de espera do SUS, que pioraram na pandemia. Muitas instituições de saúde também se endividaram nesta época.  Segundo o Ministério da Saúde, mais de um milhão de pessoas aguardam procedimentos eletivos no país, principalmente em oftalmologia, ortopedia e cirurgia geral.

É uma solução inteligente, boa para o povo e evita o desperdício. Em vez de hospitais devendo e com equipamentos parados, eles ajudam o SUS a funcionar melhor“, disse Lula em uma entrevista.

Ele também afirmou que não se trata de privatização, mas uma parceria estratégica entre o setor público e o privado.

LEIA TAMBÉM: Governador Tarcísio se manifesta sobre decisão de afastar diretores da rede estadual de São Paulo

A ideia é vista com bons olhos por entidades de hospitais filantrópicos e privados, sendo para eles, é uma chance de regularizar a situação fiscal sem piorar o caixa. Para o governo, custa menos do que ampliar a rede pública.

Especialistas em saúde pública alertam para a importância de fiscalizar os serviços dos hospitais privados, para garantir que cumpram os protocolos do SUS e estejam disponíveis a todos, sem distinção de renda.

O projeto ainda está sendo planejado e precisa de regulamentação, mas o Ministério da Saúde espera começar os primeiros contratos no segundo semestre. A expectativa é que, com a adesão de várias unidades hospitalares, seja possível diminuir bastante as filas do SUS em um ano.

Com essa proposta, o governo Lula mostra seu compromisso em fortalecer o sistema público de saúde, buscando soluções criativas e possíveis para problemas antigos da gestão hospitalar no Brasil.

Autor

  • Ricardo Lacava

    Veterinário graduado pela UNESP, mestrado pela UFSC e Doutorado pela UNESP/Harper Adams University (Sanduíche/Reino Unido). Graduação em letras pela UFSCAR em andamento. Servidor público federal do Ministério da Agricultura desde 2008. Menção honrosa no Prêmio Literário Cidade de Manaus 2024. Autor do romance “Infecundo Solo”, segundo lugar no Prêmio José de Alencar, Concurso Internacional de Literatura União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, 2017. Vencedor do Prêmio Literário Uirapuru 2019 com o livro “Astúncio, o estúpido esclarecido” e do XIV Prêmio Literário Livraria Asabeça 2015 com a obra “O Canto do Urutau”.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *