Após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de demitir a economista Lisa Cook, o Fed (Federal Reserve) contestou a decisão do presidente em nota o Fed cita a lei Federal Reserve Act de 1913, a mesma lei que criou o banco central dos Estados Unidos.
Leia mais: Trump propõe acordo nuclear com Rússia e China em meio à urgência do New START
“Mandatos prolongados e proteções contra demissões arbitrárias asseguram que as decisões do Fed sejam baseadas em dados, análise econômica e nos interesses de longo prazo do povo americano”
Em comunicado, o Federal Reserve afirmou que diretores da instituição só podem ser afastados “por justa causa” e que Lisa Cook continuará no cargo até que haja uma decisão judicial sobre o caso.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Classificando a tentativa de demissão como “ilegal”, a economista Lisa Cook se comprometeu a contestá-la na Justiça.
O presidente justificou a tentativa de demissão com a alegação de que Cook teria cometido fraude hipotecária ao declarar duas residências como suas moradias principais, com o objetivo de obter condições de financiamento mais vantajosas.
Cook afirmou: “Não vou renunciar. Continuarei a cumprir meus deveres para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”