Câmara dos Deputados amplia poderes da Polícia Legislativa

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (30) o Projeto de Resolução (PCR) 77/25, que aumenta o poder da Polícia Legislativa para garantir maior segurança dentro da Casa. O presidente da Câmara, Hugo Motta, ressaltou que essas mudanças refletem a necessidade de enfrentar o crescente radicalismo e garantir um ambiente mais seguro para todos.

LEIA TAMBÉM: Assembleia Geral da ONU pede pelo fim do embargo a Cuba pela 33ª vez

Agora, além de proteger parlamentares e servidores, os policiais legislativos têm autorização para cumprir mandados de prisão e busca, auxiliar nas investigações das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s) e atuar diretamente no planejamento de medidas preventivas, como o combate a incêndios e atendimentos emergenciais.

Além disso, a ampliação dos poderes da Polícia Legislativa também busca dar mais autonomia e preparo para que policiais possam atuar com mais eficácia diante de situações inesperadas, sem depender exclusivamente de outras forças de segurança. Isso significa que a Câmara dos Deputados estará mais protegida contra ameaças internas e externas, garantindo que parlamentares, servidores e visitantes tenham maior proteção dentro do Parlamento.

Nos últimos meses, foram registrados episódios que reforçaram a urgência de melhorar a segurança no Congresso. Um deles foi a apreensão de objetos cortantes na entrada durante uma visita de estudantes e situações de agressão contra deputados. Para assumir essas novas responsabilidades, os policiais terão que passar por requisitos mais rigorosos, incluindo formação jurídica para determinadas funções e avaliações físicas e psicológicas.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *