A Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – é um evento que se referência na horticultura latino-americana. Neste ano, a feira reúne 520 empresas expositoras e deve atrair aproximadamente 32 mil visitantes até sexta-feira (27), movimentando toda a cadeia produtiva. A expectativa é que R$ 600 milhões em negócios sejam gerados.
Leia mais: Sinais de rádio são interrompidos no Pacífico por conta de erupção solar
A exposição está ocorrendo de 25 a 27 de junho no Parque da Expoflora, em Holambra/SP, e é palco para uma importante demonstração tecnológica voltada à aplicação de produtos nas lavouras. Entre as soluções que se destacam, o Liq-D, um adjuvante desenvolvido pela Satis, chama atenção devido à sua contribuição significativa para a estabilidade da calda (mistura de água com defensivos agrícolas) e eficiência na pulverização.
Em sua pesquisa, foi observada que, ao contrário de outros tratamentos de calda, que apresentaram sedimentação persistente e formação de grumos, ele foi capaz de manter a mistura mais estável e homogênea, mesmo após várias horas. Esse benefício técnico não só ajuda a evitar danos ao maquinário e entupimentos, mas também garante maior precisão e eficiência na aplicação dos produtos, com menos desperdício de insumos e maior eficácia no controle fitossanitário e na nutrição das plantas.
A presença de inovações como essa é uma oportunidade para os produtores conhecerem os avanços do setor, que visa resolver problemas recorrentes no circuito de pulverização. A Satis, em parceria com o Instituto Dashen do Paraná, desenvolveu um estudo que comprovou, com dados reais, como o Liq-D pode aumentar a eficiência da pulverização, com destaque para a redução de resíduos nos filtros e maior homogeneização da calda.
No estande da Satis, os visitantes da Hortitec 2025 poderão acompanhar as demonstrações ao vivo dos resultados da pesquisa, evidenciando as vantagens do Liq-D no campo. A demonstração do uso prático do adjuvante será acompanhada por explicações sobre os parâmetros técnicos e os desafios enfrentados pelos produtores para otimizar a aplicação de produtos fitossanitários.
A solução proposta pela Satis destaca-se por ser uma ferramenta estratégica, não apenas para aumentar a eficiência da pulverização, mas também para promover práticas agrícolas mais sustentáveis, alinhadas com a demanda crescente por tecnologias que visam a redução de impactos ambientais no setor agropecuário.