Infiltração estrangeira: norte‑coreanos e chineses atuam em empresas estatais dos EUA

Na terça-feira 6 de maio de 2025, a FHFA (Agência Federal de Financiamento Habitacional) informou ao DOJ (Departamento de Justiça) que encontrou trabalhadores norte‑coreanos e chineses em cargos dentro das empresas estatais de hipoteca Fannie Mae e Freddie Mac, segundo comunicado no site da FHFA . Esse alerta reforça o cuidado com a segurança dessas instituições.

LEIA TAMBÉM: Papa Leão XIV: Robert Prevost é eleito o 1º papa americano da história

O caso ganhou força ao descobrir que alguns desses funcionários atuavam como “contratados” ou até fingiam ser cidadãos americanos. Logo após a denúncia, o DOJ abriu inquérito para apurar possíveis crimes de espionagem e fraude, informações ainda em fase inicial de investigação no Departamento de Justiça .

Enquanto isso, o CFIUS (Comitê de Investimento Estrangeiro nos EUA) lembra que a lei FIRRMA, de 2018, dá poder para revisar e barrar qualquer transação que possa ameaçar a segurança nacional. Em sua página, o Tesouro destaca que investimentos minoritários e até acordos imobiliários podem cair sob sua análise rigorosa.

Em resposta, a FHFA anunciou reforço nas checagens de antecedentes e auditorias internas, além de exigir atualização constante de credenciais para prestadores de serviço remoto. O objetivo é barrar tentativas de acesso não autorizado e evitar riscos a um sistema que garante bilhões em empréstimos habitacionais.

Especialistas recomendam ainda adotar programas de Conheça Seu Contratado (KYC) e verificar semanalmente acessos remotos. Essas medidas ajudam a detectar padrões suspeitos antes que se tornem ameaças maiores, protegendo tanto investidores quanto mutuários.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *