A reunião no Egito desta segunda-feira, 06/10, reuniu as delegações de Israel e Hamas no Egito para detalhar o acordo de 20 pontos arquitetado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visando encerrar o conflito e garantir a libertação de reféns sequestrados em 2023.
LEIA TAMBÉM: Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O plano de Donald Trump estabelece uma primeira fase de cessar-fogo e libertação dos reféns israelenses no prazo de até 72 horas. Em troca, Israel libertaria mais de 1.000 prisioneiros palestinos, iniciando uma retirada gradual das tropas israelenses localizadas na Faixa de Gaza, na Palestina.
Um outro ponto que está na pauta das negociações é o desarmamento do Hamas e também a discussão sobre a futura governança da Palestina. Trump que tem atuado como principal fiador do acordo de paz. Em suas redes sociais, Trump expressou preocupação:
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
“As negociações com o Hamas estão sendo bem-sucedidas e estão avançando rapidamente… A primeira fase deve ser concluída esta semana, e estou pedindo a todos que se movam rápido. O TEMPO É ESSENCIAL, OU UM GRANDE DERRAMAMENTO DE SANGUE SEGUIRÁ
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Egito, estão programados encontros de vários dias para negociações. As reuniões no Egito contam com a participação de mediadores dos Estados Unidos.
Exigência do Hamas
A urgência do Hamas de que a troca de prisioneiros comece imediatamente, antes mesmo de detalhar a fase política, é uma manobra estratégica do grupo no intuito de utilizar os reféns como a única moeda de troca para garantir um cessar-fogo efetivo e obter a libertação dos seus membros.
A urgência é reforçada pela situação em Gaza, pois, apesar das delegações negociarem paz no Egito, bombardeios israelenses continuavam em Gaza, Palestina, afetando a confiança no acordo. Apesar do acordo de libertar os reféns já esteja bem definido, a postura do Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu é de que a destruição da capacidade militar do Hamas é inegociável.









