EUA suspendem divulgação do PIB devido à paralisação do governo

Decisão é consequência do “shutdown”, que paralisou diversas atividades do governo

Os dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos foram suspensos nesta quinta-feira (30) devido à paralisação parcial do governo dos EUA.

LEIA TAMBÉM: Boulos assume ministério com tom de campanha e pede silêncio por mortos no Rio

A decisão se soma ao corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros anunciado pelo Federal Reserve (Fed), na quarta-feira (29). Além disso, o “shutdown” completou 30 dias nesta quinta-feira.

A paralisação parcial do governo

Como os legisladores dos Estados Unidos não chegaram a um acordo para aprovar o orçamento para o ano fiscal de 2026, iniciou-se o shutdown – uma “paralisação” de setores do governo.

Essa medida fez com que diversos departamentos federais ficassem com atividades paradas até que o pacote de gastos para o ano seja aprovado. Assim, a política, economia e sociedade norte-americanos são diretamente impactadas por essa mudança.

Consequentemente, ocorreu um “apagão” nos dados sobre emprego, comércio e vendas no varejo dos Estados Unidos. Um dos grandes exemplos disso foi a suspensão da divulgação do payroll – o indicador de emprego favorito do Fed para balizar a política de juros – referente ao mês de setembro.

Mesmo assim, o Federal Reserve (banco central dos EUA) anunciou um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros, apesar da falta de informações essenciais sobre a economia do país.

30 dias após o shutdown, cerca de 700.000 funcionários federais foram dispensados e quase o mesmo número está trabalhando sem remuneração, segundo o g1.

PIB também afetado

Agora, como nenhuma decisão referente ao pacote de gastos para o ano fiscal de 2026 foi tomada, os dados do PIB furam suspensos. Na ausência de informações oficiais do Produto Interno Bruto dos EUA, a Dow Jonas Newswires e o The Wall Street Journal publicaram as expectativas do mercado: que o PIB cresceu 2,8% em relação ao ano anterior no terceiro trimestre.

Se essa previsão for confirmada, representará um retrocesso em comparação com o crescimento de 3,8% do segundo trimestre.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *