Drones suspeitos obrigam autoridades a fechar aeroporto na Dinamarca

Na madrugada desta sexta-feira (26), um aeroporto dinamarquês teve que interromper as operações, após receber um alerta de drones pela segunda noite consecutiva. A decisão foi tomadas após a primeira-ministra atribuir incidentes similares ocorridos nesta semana como “ataques híbridos”.

A Polícia dinamarquesa informou que o espaço aéreo sobre o terminal de Aalborg, no norte da Dinamarca, permaneceu fechado entre o fim da noite de quinta-feira até 0h35 de sexta-feira, após receber o alerta sobre a presença de drones.

Leia mais: O governo Trump ameaça reagir caso Fifa suspenda Israel da Copa do Mundo de 2026

Um voo da KLM, vindo de Amsterdã teve que realizar um retorno, devido ao fechamento do espaço. Outro voo da Scandinavian Airlines que partia de Copenhague também foi cancelado.

Apesar do alerta, as autoridades não confirmaram oficialmente a presença de drones. E segundo a polícia, equipamentos semelhantes foram vistos na quarta e quinta-feira nos aeroportos de Aalborg, Esbjerg, Sonderborg e na base aérea de Skrydstrup, mas não permaneceram no local por muito tempo.

O incidente levou ao primeiro fechamento do aeroporto de Aalborg por várias horas. A presença de drones também causou a interrupção das operações no aeroporto de Copenhague no início da semana.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Enquanto que na quinta-feira, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, declarou que o país foi alvo de “ataques híbridos”, sem especificar se se tratava de uma guerra não convencional, o Ministério da Defesa apontou uma ação “sistemática” atribuída a um “ator profissional”, que não teve sua identidade revelada.

Os incidentes passaram a acontecer após incursões de drones russos em países vizinhos como Polônia e Romênia, além dos sobrevooes de aviões de combate da Rússia na Estônia. 

Embora nada tenha sido confirmado, Frederiksen afirmou que a Rússia é a principal ameaça à segurança do continente europeu. Moscou rejeitou a acusação e a chamou que situação de provocação orquestrada.

Além disso, recentemente os aeroportos de Bruxelas, Londres, Berlim e Dublin, também enfrentaram ataques cibernéticos. Devido a isso, líderes europeus discutem medidas de proteção, que inclui uma “barreira” contra drones.  A Noruega, por sua vez, deteve um homem estrangeiro operando um drone próximo ao aeroporto de Oslo.

Outros aeroportos europeus, como os de Bruxelas, Londres, Berlim e Dublin, também enfrentaram ataques cibernéticos recentemente. Em resposta, líderes europeus discutem medidas de proteção, incluindo a proposta de um “muro” contra drones. A Noruega, por sua vez, deteve um homem estrangeiro operando um drone próximo ao aeroporto de Oslo.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *