Um ataque de drones ucranianos atingiu um dos principais portos de petróleo da Rússia no Mar Negro na madrugada deste domingo (2), causando um incêndio e danificando pelo menos um navio.
A Ucrânia tem atacado há vários meses refinarias, depósitos e oleodutos russos em uma tentativa de minar a economia russa.
LEIA TAMBÉM: Câmara dos Deputados: críticas à gestão de Hugo Motta pela concentração de temas no plenário
Danos russos
As autoridades russas disseram que dois navios estrangeiros foram danificados no ataque à Tuapse, um dos maiores terminais de petróleo no Mar Negro, provocando um incêndio.
“Como resultado do ataque de drones no porto de Tuapse na noite de 2 de novembro, dois navios civis estrangeiros foram danificados”, disse o quartel-general operacional de emergência da região de Krasnodar em um comunicado.
A sede operacional disse que não houve baixas entre as tripulações dos navios e que todos os incêndios haviam sido extintos, mas que “os edifícios e a infraestrutura do terminal” haviam sofrido danos.
O Estado-Maior de Kiev disse em um comunicado que suas forças haviam atingido a infraestrutura da refinaria de petróleo de Tuapse. Um funcionário do Serviço de Segurança Interna (SBU) da Ucrânia disse que cinco ataques de drones registrado em um terminal de petróleo danificaram um petroleiro, a infraestrutura de carregamento e os prédios portuários próximos.
Na Rússia, detritos de drones foram encontrados em cinco assentamentos no distrito municipal de Tuapse, danificando janelas em alguns apartamentos e casas. Nenhum ferimento foi relatado, embora a estação ferroviária de Tuapse tenha sofrido alguns danos menores, disse à administração regional.
Relevância para a Rússia
O porto abriga o terminal de petróleo do Mar Negro de Tuapse e uma refinaria de petróleo controlada pela maior empresa petrolífera da Rússia, a Rosneft. A Ucrânia teve como alvo a refinaria com vários ataques de drones neste ano.
Os produtos da refinaria de petróleo Tuapse são direcionados principalmente à exportação, com a China, Malásia, Cingapura e Turquia entre os principais mercados. A refinaria tem a capacidade de processar 240.000 barris de petróleo por dia (bpd) e é especializada na produção de nafta, óleo combustível, óleo gasóleo e diesel com alto teor de enxofre.
Portanto, a refinaria tornou-se alvo recorrente de ataques ucranianos devido à sua importância na produção e exportação de petróleo para a Rússia.
E a guerra continua…
O Ministério da Defesa russo disse no domingo (2) que as unidades de defesa aérea destruíram um total de 283 drones ucranianos.
Kiev diz que seus ataques de drones contra a infraestrutura energética russa são uma retaliação por ataques russos à sua rede elétrica. A Rússia tem danificado os sistemas de energia e calor da Ucrânia, argumentando que tal infraestrutura civil é um alvo legítimo porque auxilia no esforço de guerra da Ucrânia.
Com isso, quase 60.000 pessoas foram privadas de fornecimento de energia após o ataque aéreo noturno da Rússia na região de frente de Zaporizhzhia, na Ucrânia, enquanto duas pessoas foram mortas na região sul de Odessa, disseram as autoridades ucranianas no domingo.









