O Grêmio se juntou à lista de clubes brasileiros que não conseguiram um bom desempenho na rodada de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira (16), a equipe gaúcha foi derrotada pelo Alianza Lima, do Peru, por 2 a 0, em partida disputada no estádio Alejandro Villanueva, em Lima. Os dois gols saíram em um curto intervalo de apenas dois minutos.
LEIA TAMBÉM: Neymar elogia Robinho Júnior e destaca semelhança com o pai: “Tem muito potencial”
O confronto de volta está agendado para a próxima quarta-feira (23), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Para avançar às oitavas de final, o Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis, ou por três ou mais gols para garantir a vaga no tempo normal. O classificado enfrentará o Universidad de Quito, do Equador, na próxima fase.
A primeira etapa foi bastante equilibrada, com chances para os dois lados. Logo nos segundos iniciais, o Grêmio assustou em chute de André Henrique. Depois, foi Edenilson quem chutou dentro da área, mas o goleiro Viscarra fez uma grande defesa. Do lado peruano, Paolo Guerrero cabeceou, e Castillo fez grande jogada dentro da área, mas o lateral Igor Serrote cortou a finalização perigosa que levou perigo ao gol peruano. Edenilson também finalizou com perigo dentro da área, obrigando o goleiro Viscarra a outra boa defesa.
Na volta do intervalo, o Grêmio sofreu um apagão que resultou nos dois gols do adversário. Aos 13 minutos, após boa jogada pela esquerda, Cari finalizou e Volpi defendeu. Guerrero cabeceou no rebote, e Marlon salvou em cima da linha. Na sequência da jogada, Gentile aproveitou a sobra e mandou para o fundo das redes.
Dois minutos depois, aos 15, Eryc Castillo recebeu lançamento, ganhou na força da marcação e finalizou cruzado, ampliando a vantagem peruana. Mesmo com o sistema defensivo gremista mais ajustado após os gols, a equipe não conseguiu reagir no placar.