Mesmo saindo atrás no placar, e, com Rayan e Vegetti iluminados, o Vasco da Gama se impôs no clássico e, com um gol no fim, venceu o Fluminense de virada no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Com a vitória por 2 a 1, o Cruz-Maltino joga pelo empate no domingo para avançar à final, enquanto o Fluminense precisa vencer para seguir sonhando com a classificação.
Leia mais: Tarifa da Sabesp terá reajuste de 6,11% em janeiro de 2026
Como foi o jogo?
Com clima de clássico, o jogo começou elétrico, com ambas as equipes se enfrentando intensamente nos primeiros minutos. A primeira grande chance, porém, veio do lado tricolor. Após Serna recuperar a posse, o Fluminense contra-atacou o Vasco: Everaldo encontrou Lucho Acosta sozinho na entrada da área, mas o meia finalizou por cima. O lance serviu como impulso para o Fluminense aumentar a pressão sobre o rival.
Mesmo assim, o Vasco respondeu e assustou o Fluminense. Após belo passe de Thiago Mendes, Puma Rodríguez recebeu com liberdade na área e tocou por cima do goleiro. Thiago Silva, atento, evitou que Coutinho recebesse a bola para abrir o placar, algo que aconteceria no lance seguinte.
Após lançamento, Everaldo foi derrubado por Léo Jardim na intermediária. Na cobrança da falta, Serna cruzou para Thiago Silva, que desviou para o meio da área. Serna recuperou a bola, fintou um defensor e bateu no canto esquerdo de Léo Jardim, que não conseguiu evitar o primeiro gol do Fluminense. Depois do gol, uma confusão começou entre os jogadores de Fluminense e Vasco, após Cauan Barros tirar satisfação com Lucho Acosta por uma falta anterior.
O ritmo seguiu intenso no meio-campo, com o Vasco buscando o empate em bolas paradas e jogadas pelas alas. A equipe cruz-maltina chegou com perigo em finalização de Cauan Barros, que passou ao lado esquerdo do gol. No entanto, o Vasco não conseguiu ser eficiente nas demais oportunidades do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Vasco voltou no mesmo ritmo com que encerrou a etapa inicial, pressionando o Fluminense. A pressão surtiu efeito imediato, após jogada pelo lado esquerdo, Andrés Gomes cruzou para a área e, após desvio de Nuno Moreira, Rayan finalizou com força para empatar o clássico em 1 a 1 no Maracanã.
O Vasco seguiu melhor e continuou pressionando. Em jogada pelo lado direito, Rayan cruzou para Puma Rodríguez, que parou em ótima defesa de Fábio, lance que incendiou a torcida cruz-maltina. No mesmo lance, Soteldo se lesionou em uma dividida e deixou o campo para a entrada de Keno.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O jogo permaneceu movimentado, mas com as duas equipes mais ajustadas em suas marcações e evitando se exporem a contra-ataques. Aos 25 minutos, Coutinho cobrou escanteio e encontrou Puma Rodríguez na área; o uruguaio cabeceou e a bola beliscou a trave, assustando o Fluminense.
A partida perdeu ritmo após os 30 minutos, mas o Fluminense passou a ter maior posse de bola. Keno quase marcou ao fintar seu marcador e finalizar no centro do gol defendido por Léo Jardim. Do outro lado, o Vasco buscava espaços na defesa tricolor e, em uma dessas tentativas, Andrés Gomes fez o pivô, mas finalizou fraco nas mãos de Fábio.
Quando tudo se encaminhava para um empate, Rayan fez bela jogada sobre a marcação do Fluminense e encontrou Andrés Gomes, que cruzou para Vegetti desviar para o fundo das redes, definindo o jogo de ida no Maracanã.

Ficha técnica
Data: 11 de dezembro de 2025
Local: Maracanã – Rio de Janeiro – Brasil
Gols: Serna (FLU) – 21´1T; Rayan (VAS) – 04´2T; Vegetti (VAS) – 48´2T
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Vasco da Gama: Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robert Renan, Carlos Cuesta e Paulo Henrique; Thiago Mendes (Hugo Moura), Cauan Barros e Philippe Coutinho; Andrés Gomes, Rayan e Nuno Moreira (Vegetti).
- Técnico: Fernando Diniz
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Martinelli, Nonato (Hércules) e Lucho Acosta (Ganso); Serna, Everaldo e Soteldo (Keno).
- Técnico: Luis Zubeldia









