O Banco Central do Brasil emitiu um alerta à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre uma movimentação atípica no mercado financeiro, associada a uma possível tentativa de ataque ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). O aviso foi enviado na tarde de domingo, 17 de agosto, e está relacionado à busca por operadores da criptomoeda Tether (USDT), uma stablecoin amplamente utilizada em transações digitais.
LEIA TAMBÉM: Mercado imobiliário bate recorde em unidades lançadas, mas estoque é reduzido 7,1%
Em resposta, a Febraban comunicou imediatamente aos bancos filiados que participam dos Comitês de Prevenção a Fraudes e de Cibersegurança, orientando-os a adotar medidas preventivas. As instituições financeiras estão reforçando o monitoramento de operações e revisando protocolos de segurança digital para proteger tanto os sistemas de pagamento quanto os clientes.
Este é o segundo alerta do Banco Central em menos de dois meses sobre ameaças ao sistema financeiro nacional. Em julho, a provedora de tecnologia C&M Software, que atende instituições financeiras sem infraestrutura própria de conectividade, foi alvo de um ataque cibernético, resultando em prejuízo significativo para uma instituição de pagamento.









