Cena2K: O maior festival de rap do brasil

O Cena é um evento musical criado em 2019 pelo rapper Jé Santiago, pelo produtor Alex Ribeiro e pelo empresário Gabriel Romano.

LEIA TAMBÉM: Exposição no Museu da Imagem e do Som aborda conceitos de Jung por meio da arte

O que é o cena?

A ideia surgiu após o Jé presenciar o festival Wireless. Ele percebeu que não havia nada parecido no Brasil e que faltava algo grande para conectar a cultura, a fim de mostrar para o mundo a força do rap nacional. Com seus dois amigos, foi criado o Festival Cena2K, que hoje é o maior evento musical de rap no país e se tornou a data do ano que todo apreciador de rappers nacionais e internacionais aguarda ansiosamente.

“Vejo o Cena como o último estágio. Primeiro trouxemos o trap para o Brasil, popularizamos o jeito de falar e se vestir, e o auge disso tudo é a celebração dessa cena”, diz Jé Santiago, fundador do CENA Festival, em entrevista à Veja São Paulo.

Em sua primeira edição, o festival foi realizado em apenas um dia por ainda ser um experimento e sua line era curta, mas foi o suficiente para ser um sucesso, voltar em 2022 e mostrar que o evento veio para mudar a cena. Isso fica claro quando, de acordo com a organização, estiveram presentes mais de 150 mil pessoas nos 3 dias de festival.

No ano de 2023, a produção resolveu expandir a Cena para outros estados, como Brasília e Bahia. Por questões de logística, o festival não acontecendo em terras baianas, mas em Brasília tudo ocorreu bem, mesmo que não tenha recebido a mesma visibilidade quando é realizado em São Paulo.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Não teve edição em 2024, mas essa pausa veio com o intuito de preparar os detalhes para voltar em 2025 com algo inédito, com a promessa de ser a melhor cena de todos.

Dessa vez acontecerá apenas em solo paulista, nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

Impacto cultural

Como o Jé disse, o Cena é o último estágio da cena do trap. É onde se celebra a cultura, onde os artistas se sentem em casa para viver, performar e, principalmente, expressar seus sentimentos e valores em cima do palco de uma forma livre.

Para o público, vivenciar um final de semana conectado com artistas que estão diariamente em seus fones é um sentimento único; poder desligar a mente, esquecer trabalho, estudo, dificuldades e gastar sua energia para cantar letra por letra, pular nos moshs e viver tudo intensamente como se não houvesse um amanhã é libertador.

Conectar o rap nacional com a internacional é imprescindível. Para os artistas é um networking gigante que pode gerar grandes colaborações e um grande ganho para o nosso cenário nacional

Um exemplo foi a vinda do Trippie Red em 2022 para a cena; além do show, o artista foi para estúdios e fez feat com o Orochi.

Mas acima disso está a conexão com o público. Onde um jovem poderia ver um show do Young Thug por um preço tão acessível quanto o da Cena? É isso que o Jé, Alex e Gabriel pensaram ao criar o festival: fazer com que você viva coisas únicas.

Edições do Cena 

2019

A primeira edição do Cena2K foi um sucesso: o espaço, os shows, o público, tudo se conectou perfeitamente e, por ter sido apenas um dia de festival, ficou com aquele gostinho de quero mais.

O espaço escolhido para a estreia foi o Sambódromo do Anhembi, com dois palcos para dividir os shows, pista de skate e quadra de basquete para atrair a atenção do público, mas a grande marca desta edição foi ver que o rap e o trap não eram coisas distintas; ver shows de Jovem Dex a FBC no mesmo palco deixou claro que tudo é um conjunto da mesma obra e que todos lutam por uma mesma cultura, mas de uma forma diferente de se expressar.

No palco, além das músicas, também estavam presentes mensagens de motivação e posicionamentos políticos. Algo também muito significativo na época foi ver a Clara Lima trazendo mais mulheres para o palco; subiram no palco com ela Tasha&Tracie, BiVolt e DJs Ice Cream Girls.

A presença de artistas internacionais é o que gera mais atenção do público. Para a primeira edição, de início, foi anunciado o rapper Young Thug, mas sua presença foi cancelada por conta do casamento da sua irmã. Mas, sem deixar o nível cair, Jé Santiago trouxe Quavo, artista do Migos, um dos maiores grupos da indústria.

2022

Visando o sucesso que foi a primeira edição, a produção resolveu colocar três dias de festival e colocar mais um palco, podendo atrair mais público — que, segundo a produção, foram mais de 125 mil pessoas —, trazer mais artistas nacionais e internacionais no line-up e, claro, tornar o Cena gigante, como um marco nacional.

Playboi Carti fez um show absurdo, deixando saudades no público, que pede sua volta na Cena até hoje; pode-se dizer que é o grande sonho de quem frequenta o festival.

Além do Carti, o Trippie Redd também fez um show magnífico, mas o grande impacto do rapper americano foi o pós-show, quando ele se conectou com artistas brasileiros dando ‘rolês’ por São Paulo e indo para estúdio.

Também temos os brasileiros que fizeram shows marcantes: a Recayd, como sempre deixando sua marca, o puro trap. O grande destaque foi o Kyan; o show está facilmente no top 5 dessa edição. Ele deixou sua alma no palco.

O Cena de 2022 colocou o festival no mapa dos grandes eventos do Brasil, estourando completamente a bolha e atraindo pessoas que não são tão ligadas ao rap. Para muitos essa é de longe a melhor cena de todos e, para os saudosistas, jamais haverá outra igual.

2023

Neste ano, o Cena2K vinha para sua terceira edição e com grandes novidades. O festival seria realizado pela primeira vez na Neo Química Arena. Outra mudança foi a expansão para outros estados: Bahia e Brasília.

No entanto, a ideia não saiu muito como esperado. Na Bahia, o festival foi cancelado por questões de “logística e produção” e, em Brasília, tudo ocorreu bem, mas se esperava mais da edição.

Em São Paulo não precisamos nem falar, né? O centro do evento nunca decepciona e entrega dias de shows maravilhosos, apesar de que em alguns shows internacionais foi possível ver muitas pessoas quietas durante as músicas, o que não foi problema para Don Toliver, Sheck Wes, Roddy Ricch — que veio após o show do Kodak Black ser cancelado depois de sua prisão na semana do show.

Mas, sem dúvidas, a principal marca dessa edição foi ver o quanto não só o festival, mas que a cena do trap brasileiro em si furou a bolha. Se antes víamos mais jovens periféricos dentro desses locais, hoje podemos ver o mais pessoas que, por muitas vezes, não vivem as realidades que são repassadas nas letras dos artistas que sobem no palco do cena, mas que estão cada vez mais presentes no evento. Sabendo chegar com respeito e sem querer mandar na cultura, quanto mais gente, melhor, né?

Ademais, a produção não esperava receber tanta gente e parecia não estar preparada em questão de estrutura, que foi a principal reclamação do público.

2025

Enfim, chegamos à grande edição de 2025; podemos dizer que é a mais aguardada de todas.

Desta vez serão 3 dias de festival, que ocorrerá no fim de semana dos dias 21, 22 e 23 de novembro

O line-up ainda não foi 100% revelado, mas nas últimas semanas a produção anunciou dois grandes nomes da cena: Young Thug e Skepta.

Além deles, nomes como Kaash Paige, do hit “Love Songs”, também foram confirmados. Já da cena BR, nomes do underground como Cashley, Fab Godamn, Sotam, LPT Zlatan e outros foram anunciados, dos mais famosos como Matuê, que fará seu show no domingo, Kyan, Ryu The Runner e Alee também estão na lista. É claro que não pode faltar a Recayd Mob, sem dúvidas o show mais aguardado pelo público.

Serão três dias de muita loucura na NQA, que com certeza estarão marcados na memória de todos os presentes. Mesmo com algumas dúvidas referente ao evento por conta do atraso dos anúncios das participações, sabemos que, no fim, o Cena é o Cena e nunca vai deixar a desejar.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *