De 8 dias a 9 meses: após missão durar mais que o esperado, astronautas da NASA revelam medo de não retornar

Os astronautas Sunita Williams e Barry “Butch” Wilmore retornaram à Terra em março de 2025, após 286 dias no espaço, encerrando uma missão que deveria durar apenas oito dias. Originalmente lançados em 5 de junho de 2024 a bordo da cápsula Starliner, da Boeing, para um voo de teste à Estação Espacial Internacional (ISS), a missão enfrentou uma série de contratempos técnicos, incluindo falhas nos propulsores e vazamentos de hélio, que impediram o retorno planejado.

Leia mais: Elon Musk busca captar de US$ 5 Bilhões para expansão da xAI, com apoio de Wall Street

Durante esse período prolongado, ambos os astronautas admitiram ter enfrentado momentos de insegurança.

“A possibilidade de nunca mais ver a Terra definitivamente passou por nossas mentes”, revelou Wilmore em entrevista à BBC News.

“Isso não era esperado mas, ao mesmo tempo, sabe, pensamos: o que temos? O que podemos fazer?”, disse Williams, colocando em prática a iniciativa de resolução de problemas, aprendida ainda em treinamento,

Em março de 2025, a dupla foi finalmente resgatada por uma cápsula Dragon da SpaceX, que acoplou-se à ISS e trouxe-os de volta à Terra. A chegada foi marcada por uma descida de 17 horas e uma recepção simbólica por golfinhos nas águas do Golfo do México.

Apesar dos desafios enfrentados, ambos os astronautas expressaram confiança na segurança da cápsula Starliner e afirmaram que voariam nela novamente, após as devidas melhorias.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *