O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), representado pelo Instituto do Câncer (Icesp) e pelo Instituto de Radiologia (Inrad), se tornou um Centro Âncora da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), organização vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). O acordo oficial foi realizado nesta terça-feira (16) na sede da agência, em Viena, na Áustria.
LEIA TAMBÉM: Netflix grava série sobre acidente com Césio-137, em Goiânia, e recebe críticas por realizar as gravações em SP
Os centros âncora atuam como polos regionais de conhecimento especializado e treinamento.
Referência internacional
A adesão do Instituto do Câncer e do Instituto de Radiologia ocorre no âmbito do programa internacional Rays of Hope – Cancer Care for All, lançado em 2022 pela AIEA.
Foram selecionados o Icesp e o Inrad para fazer parte de um programa criado pela Agência Internacional de Energia Atômica para melhorar o acesso global ao tratamento do câncer, com foco em radioterapia e diagnóstico por imagem em países de baixa e média renda.
A escolha do Hospital das Clínicas (HC) levou em consideração sua capacidade operacional e vanguarda na especialidade.
Na última semana, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo foi colocado entre os melhores do mundo em um ranking internacional, o World’s Best Specialized Hospitals 2026.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O HC apareceu em diversas especialidades médicas, destacando-se em: neurologia, ocupando a 32ª posição; e ortopedia, no 77º lugar. Em outras áreas, a instituição ficou posicionada da seguinte forma: neurocirurgia, na 90ª posição; gastroenterologia, no 117º lugar; e cardiologia, no 299º lugar.
Além do HC, outros 21 hospitais brasileiros apareceram no ranking da World’s Best Specialized Hospitals 2026. Cinco hospitais, incluindo o Hospital das Clínicas, são públicos. Confira a lista:
- Hospital das Clínicas da Unicamp de Campinas – Campinas, SP;
- Hospital São Paulo – Unifesp – São Paulo, SP;
- Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – São Paulo, SP;
- Instituto do Coração (InCor) – São Paulo, SP;
Os outros 17 hospitais brasileiros no ranking são privados e filantrópicos, com ou sem parceria com o SUS. Entre eles, estão: o Hospital Sírio-Libanês; o Hospital Israelita Albert Einstein; e o HCor (Hospital do Coração). Todos estão localizados em São Paulo.
O levantamento é realizado anualmente por meio de uma pesquisa online mundial, que reúne recomendações de profissionais de saúde, dados de certificações e a Pesquisa de Implementação de PROMs (indicadores de qualidade de assistência ao paciente) da Statista.