Paulo Pimenta chama apoiadores de Trump de “vira‑latas” após anúncio de tarifa de 50% contra Brasil

A polêmica foi desencadeada depois que Donald Trump anunciou, ontem (9), a aplicação de tarifas de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA, a partir de 1º de agosto, citando a repressão de juízes no Brasil e a “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro.

LEIA TAMBÉM: Air India: Queda de avião levanta questões sobre corte acidental de combustível

Em resposta, o ex-ministro e atual deputado federal Paulo Pimenta (PT‑RS) publicou no X uma reação contundente:

“VIRA‑LATAS – É assim que devem ser chamados todos aqueles que se ajoelham diante do ataque à democracia e soberania brasileira realizado por Donald Trump. Eles, que se autodeclaram patriotas, são, na verdade, quinta‑coluna e trabalham contra o Brasil.”

Presidente já havia anunciado retaliações ao Brics - Foto: Reprodução/EFE/EPA/Will Oliver
Presidente já havia anunciado retaliações ao Brics – Foto: Reprodução/EFE/EPA/Will Oliver

A fala se soma ao episódio em que a primeira-dama Janja da Silva reagiu à imprensa com “Ai, esses vira-latas”, após Lula ser questionado sobre as tarifas, declaração que ela explicou referir‑se a bolsonaristas que teriam “traído” o Brasil ao apoiar Trump contra o país.

A ameaça tarifária de Trump também provocou queda de cerca de 2% no real e recuo de 1,3% no Ibovespa, pressionando ainda mais a economia brasileira e acendendo o alerta sobre impactos no setor exportador e na cadeia de produção nacional.

No Congresso, parlamentares do PT, PSOL e PCdoB reforçaram o discurso de Pimenta, acusando os bolsonaristas de serem “capachos” que facilitam interferência estrangeira e traem a soberania nacional. A oposição, porém, contestou a crítica, argumentando que a crise também reflete “inabilidade diplomática” do governo Lula e que a iniciativa de Trump é uma resposta política ao apoio de Bolsonaro.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *