O primeiro túnel submerso do Brasil, ligando Santos a Guarujá, sairá do papel após quase um século de discussões. O leilão da obra, realizado nesta sexta-feira (5) na sede da B3, em São Paulo, foi vencido pela Mota-Engil Latam Portugal, empresa portuguesa que apresentou a proposta com o maior desconto sobre a parcela mensal a ser paga pelo poder público durante a concessão.
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O projeto, estimado em R$ 6,8 bilhões, terá duração de 30 anos e será realizado por meio de uma parceria público-privada, envolvendo os governos federal e estadual, com a iniciativa privada responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura.
O túnel ligará a região de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, e terá 1,5 km de extensão, sendo que aproximadamente 870 metros serão submersos. A expectativa é que ele receba veículos de passeio, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres, substituindo o fluxo diário de cerca de 78 mil pessoas que atualmente atravessam a região por balsas e barcos pequenos.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, a técnica escolhida será a de túnel submerso com blocos de concreto pré-moldados, construídos em terra firme, testados e depois transportados por flutuação até o local. Os blocos serão afundados e encaixados no leito do canal, protegidos por camadas de areia e pedras, garantindo estabilidade mesmo em solo composto por argilas moles e sedimentos fluviais.
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O ministério destacou que essa abordagem reduz impactos ambientais e urbanos, exige menos desapropriações, oferece execução mais rápida e elimina a necessidade de uma ponte, inviável devido à Base Aérea de Santos e ao intenso tráfego de navios.

Passo a passo da construção
- Preparação do leito: escavação no fundo do canal, aplicação de base de concreto e construção dos módulos, que passam por testes de vedação e resistência.
- Posicionamento dos módulos: rebocadores transportam as estruturas até o ponto exato, onde são afundadas gradualmente com monitoramento eletrônico, encaixadas, niveladas e fixadas com pinos de aço sobre um leito de areia.
- Proteção final: toda a estrutura é recoberta por uma camada de pedras, garantindo segurança contra impactos e movimentações naturais das correntes marítimas.
Um projeto centenário
A ideia de construir um túnel entre Santos e Guarujá surgiu em 1927, durante o governo de Júlio Prestes, com um plano elaborado pelo engenheiro Enéas Marini. Sem avanços por décadas, o projeto voltou à pauta recentemente, com o edital lançado no início de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em parceria com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A obra é considerada estratégica para a mobilidade regional e também se tornou alvo de disputa política entre governos estadual e federal, embora os discursos oficiais enfatizem a colaboração institucional.
O vice-presidente da Mota-Engil, Manuel António da Fonseca Vasconcelos, afirmou:
“É uma grande honra. Temos a certeza que iremos cumprir com nossas obrigações e esperamos iniciar a obra o mais rápido possível.”
A previsão é que as obras sejam concluídas até 2030, tornando o túnel um marco histórico e tecnológico para a infraestrutura brasileira.