Governador da Califórnia ironiza aparência de Trump e cria meme após críticas a ‘generais gordos’

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, aproveitou a fala polêmica do secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, sobre “generais e almirantes gordos” para ironizar o presidente Donald Trump nas redes sociais.

LEIA TAMBÉM: O governo Trump ameaça reagir caso Fifa suspenda Israel da Copa do Mundo de 2026

Durante encontro com quase 800 oficiais de alta patente na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, na Virgínia, nesta terça-feira (30), Pete Hegseth criticou a aparência das tropas e disse que era “completamente inaceitável ver generais e almirantes gordos nos corredores do Pentágono”.

Bate e rebate: um embate de longa data

O governador Gavin Newsom, do Partido Democrata e opositor de Trump, reagiu ao comentário de Hegseth e publicou na plataforma X uma montagem de Donald Trump comendo sanduíches e sem seu típico paletó. Na legenda, o governador da Califórnia escreveu:

“É completamente inaceitável ver um comandante-chefe gordo nos corredores da Casa Branca!”.

Não é a primeira vez que o governador e o presidente se desentendem. Durante uma onda de protestos em apoio a imigrantes em Los Angeles em junho deste ano, Donald Trump sugeriu a prisão do governador da Califórnia Gavin Newsom.

Quando um repórter no gramado da Casa Branca perguntou a Trump se Tom Homan, que estava no comando das operações de fronteira, deveria prender Newson, o presidente respondeu:

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

“Eu faria isso se fosse o Tom”.

O evento, que envolveu manifestações contra as políticas anti-imigração do governo Trump, desencadeou mais um desentendimento entre Newson e Trump. Sem consultar o governo estadual, Trump assinou uma ordem para mobilizar soldados da Guarda Nacional com o objetivo de conter os manifestantes. A medida foi criticada por autoridades locais e, posteriormente, considerada ilegal pela Justiça.

Newson argumentou que as manifestações estavam sob controle até a chegada das tropas federais, que teriam provocado os confrontos.

Mudanças no Exército

Além das faíscas trocadas por Trump e Newsom, a fala de Pete Hegseth sobre “generais e almirantes gordos” veio acompanhada de mudanças no Exército americano.

Um memorando assinado por Hegseth determinou padrões de aptidão física militar no Exército. No documento, o secretário afirma que a medida é necessária para “garantir a letalidade e a prontidão” da força americana.

A partir de agora, os membros ativos das Forças Armadas passarão por dois testes de aptidão física anualmente. Já os integrantes da Guarda Nacional e da reserva terão uma prova por ano.

Entre os elementos que serão avaliados, estão exames para medir altura e circunferência da cintura. Em até 60 dias, o Pentágono vai publicar o padrão aceitável para a cintura dos militares. A medida entra em vigor no próximo ano.

Segundo o documento, quem exceder os limites de composição corporal será colocado em programas de “remediação” para se adequar ao padrão. Aqueles que não conseguirem emagrecer podem ser punidos, inclusive com demissão.

Caso os novos padrões exigidos não sejam aplicados nas unidades, os líderes de forças e batalhas também poderão ser punidos.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *