O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está de olho nas eleições de 2026 e, para isso, decidiu concentrar esforços no Nordeste, região onde historicamente encontra mais resistência eleitoral. A ideia é virar esse jogo — ou ao menos ganhar terreno — aproveitando a queda de popularidade do atual governo.
LEIA TAMBÉM: Ex-prostituta? Michelle Bolsonaro aciona a justiça
Segundo aliados próximos, Bolsonaro já vem montando uma agenda de viagens voltada especialmente para cidades nordestinas. A movimentação tem dois focos principais: fortalecer seu próprio nome para uma possível candidatura e abrir espaço para políticos alinhados ao seu projeto ideológico — como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Nos bastidores, a estratégia também prioriza conteúdos digitais. Vídeos, imagens e mensagens direcionadas ao seu público, especialmente no Nordeste, continuam sendo alimentados nas suas redes sociais.
Há rumores de uma nova grande manifestação, que está prevista para acontecer na Avenida Paulista, em São Paulo, com a expectativa de reunir milhares de apoiadores. Até o momento, a data é incerta.
Esses movimentos acontecem enquanto Bolsonaro passa por investigações e lida com ameaças de processos na Justiça. O discurso de perseguido político segue vivo, e ainda funciona. Aliados tratam esse plano como um combustível para manter a militância ativa e engajada.
Ainda se recuperando de problemas no intestino, o político planeja retomar em breve os compromissos no Nordeste. Enquanto isso, a base se articula nos bastidores, apostando que, com presença e discurso, o ex-presidente pode ampliar sua influência na região onde se encontra o seu calcanhar de Aquiles.