O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller Júnior, informou nesta quarta-feira (14) que 473,9 mil pessoas afirmaram não reconhecer descontos em seus benefícios.
Em média 41 entidades foram acionadas e possuem o prazo de até 15 dias úteis para ressarcir os valores ou comprovar vínculo com o beneficiário. Se a entidade não realizar a devolução nesse período, o governo irá recalcular todos os prejuízos e, se houver necessidade, acionar o Tesouro Nacional.
Leia também: Bolsonaro rebate Lula sobre INSS: “Nunca recebi sindicalista”
Essa quantia não será direcionada diretamente para a conta pessoal dos aposentados ou pensionistas, mas sim ao INSS, que em seguida repassa para os beneficiados. Isso ocorrerá para que não haja novas fraudes ou roubo de dados bancários.
Foram cerca de 9,4 milhões de notificações no aplicativo do Meu INSS, onde apenas 2% não contestaram os descontos em suas contas.
Waller reforça em seu depoimento que apenas os canais oficias do INSS e o disque 135 devem ser procurados para a checagem das informações. Qualquer outro tipo de canal não deve ser procurado ou respondido.
Veja a seguir quais passos seguir para solicitar devolução:
- Entre no aplicativo Meu INSS;
- Informe seu CPF e senha;
- Siga para ‘Do que você precisa?‘;
- Digite: “consultar descontos de entidades“;
- Caso tenha descontos, marque se foi ou não autorizado;
- Informe seu e-mail e telefone para contato;
- Declare se os dados são verdadeiros;
- Confirme no botão “Enviar Declarações“.