Segundo pesquisa Genial/Quaest, tornada pública nesta quarta-feira (4), 31% dos brasileiros apontam o governo Lula (PT) como principal responsável pelos desvios de dinheiro do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Já 14% atribuem a responsabilidade ao próprio órgão do INSS e 8% ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
LEIA TAMBÉM: Desaprovação ao governo Lula atinge recorde de 57%, revela pesquisa Quaest

O levantamento também mostra que o eleitorado de Lula está dividido: 13% afirmam que o responsável é o governo Lula, 18% apontam o INSS e 15% o governo Bolsonaro. Já entre o eleitorado de Bolsonaro, 53% dos entrevistados atribuem a responsabilidade ao governo Lula, 11% ao INSS e 1% ao governo anterior.

A pesquisa também revela que 82% das pessoas ficaram sabendo do escândalo, enquanto 18% não tinham conhecimento. Questionados sobre quais medidas seriam prioritárias para ressarcir os beneficiários afetados pela fraude:
- 52% afirmam que o dinheiro desviado deve ser devolvido apenas com os recursos bloqueados das entidades investigadas.
- 41% defendem que o dinheiro deve ser devolvido aos aposentados, mesmo que seja necessário usar recursos públicos.
- Já 7% não souberam ou não responderam.
Ao todo, foram entrevistadas 2.004 pessoas com mais de 16 anos, com margem de erro de 2 pontos percentuais. As coletas foram realizadas entre 29 de maio e 1º de junho.