Três detentos que estavam no isolamento do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, tentaram fugir da unidade na madrugada desta segunda-feira (26). Durante a ação, os presos furaram uma parede, renderam e agrediram um policial penal responsável pela segurança do local.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a tentativa de fuga foi interrompida após um segundo agente flagrar a movimentação e acionar o alarme da unidade, mobilizando equipes de segurança.
LEIA TAMBÉM: Após mais de uma década parado, megaprocesso contra PCC prescreve e Marcola é absolvido
Os detentos envolvidos na tentativa de escape foram identificados como William Freitas da Costa, Thiago Antônio de Oliveira e David Gonçalves de Souza. Segundo a Seap, eles estavam em regime de isolamento e abriram um buraco em uma das paredes para acessar uma área interna do presídio.
Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que um dos presos consegue pular um muro utilizando uma corda e acessar uma área de mata nas imediações do complexo penitenciário. No entanto, ele foi rapidamente localizado por uma equipe do Grupamento Tático Móvel (GTM).
Após a captura do detento que conseguiu avançar na fuga, os outros dois presos não prosseguiram com a tentativa e retornaram para o isolamento, ainda segundo a Secretaria de Administração Penitenciária.
O policial penal rendido durante a ação recebeu atendimento médico e passa bem, informou a Seap. Já os três detentos foram encaminhados para a 34ª DP (Bangu), onde o caso foi registrado e seguirá sob investigação.









