A corrida por um lugar na Copa do Mundo de 2026 entra em momentos decisivos nesta segunda-feira (13). Pelo menos mais uma seleção deve carimbar o passaporte para o torneio, com destaque para o duelo entre Cabo Verde e Camarões, que define o líder do Grupo D das Eliminatórias Africanas. Na Europa, França e Suíça também podem confirmar a classificação de forma antecipada, dependendo de combinações de resultados.
LEIA TAMBÉM: Corinthians domina Boca Juniors, goleia e avança à semifinal da Libertadores Feminina
Na África, a fase de grupos das Eliminatórias chega ao fim nesta Data Fifa. Cinco seleções já garantiram presença no Mundial: Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia e Gana — esta última assegurou a vaga após vencer Comores por 1 a 0 no domingo. O continente já soma cinco classificados, e o sexto será conhecido nesta segunda.
Líder do Grupo D com 20 pontos, Cabo Verde é a grande surpresa da competição e precisa apenas vencer a lanterna Essuatíni, em casa, para conquistar uma inédita vaga em Copas. Mesmo um empate ou derrota podem bastar, desde que Camarões, segundo colocado com 18 pontos, não vença Angola em Yaoundé.
Camarões, uma das potências históricas do futebol africano, estreou em Copas em 1982 e já participou de oito edições, a última em 2022. A seleção tenta chegar ao seu nono Mundial.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Na Europa, as Eliminatórias começam a se afunilar. Suíça e França podem ser as primeiras representantes do continente a se garantir na Copa. Líder do Grupo B com 9 pontos e 100% de aproveitamento, a Suíça precisa vencer a Eslovênia, fora de casa, e torcer para que o Kosovo, segundo colocado, com 4 pontos, não supere a Suécia, lanterna com apenas um.
Pelo Grupo D, a França lidera com nove pontos em três jogos e pode confirmar a vaga se vencer a Islândia, em Reykjavík, e se a Ucrânia, vice-líder com quatro pontos, não derrotar o Azerbaijão. A partida da Ucrânia será disputada na Polônia, por motivos de segurança.
Copa do Mundo 2026
A próxima edição do torneio será a primeira com 48 seleções e terá cinco fases de mata-mata. Sediada conjuntamente por Canadá, Estados Unidos e México, a competição começa em 11 de junho de 2026, com a final marcada para 19 de julho.
CONFIRA AS SELEÇÕES CLASSIFICADAS
- Concacaf (seis vagas): Canadá, Estados e México. (países-sede)
- Confederação Africana de Futebol – CAF (nove vagas): Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia.
- Confederação Asiática de Futebol – AFC (oito vagas): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália.
- Conmebol (seis vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai.
- Oceania – OFC (uma vaga): Nova Zelândia.
- Uefa (16 vagas): nenhuma definida ainda.









