Palmeiras visita River Plate pelas quartas da Libertadores em busca de vantagem para decidir em casa

Nesta quarta-feira (17), às 21h30, o Palmeiras enfrenta o River Plate, no Monumental de Nuñez, na Argentina, pelo jogo de ida das quartas de final da Conmebol Libertadores. A partida será transmitida pela TV Globo, ESPN e Disney+.

Retrospecto

O histórico do confronto é equilibrado, mas levemente favorável ao Verdão. Nos oito jogos disputados, foram três vitórias para o Palmeiras, duas para o River e três empates. Atuando em Buenos Aires, os times se enfrentaram quatro vezes: uma vitória para cada lado e dois empates.

LEIA TAMBÉM: Mirassol mantém mistério sobre trio ofensivo para enfrentar o Botafogo

No mata-mata da Libertadores, tiveram dois encontros, ambos em semifinais. Em 1999, o River venceu por 1 a 0 no Monumental, mas o Palmeiras reverteu no Palestra Itália, aplicando 3 a 0, com dois gols de Alex e um de Roque Júnior, garantindo vaga na final — que seria vencida pela equipe, contra o Deportivo Cali, nos pênaltis.

Já em 2020, o Palmeiras abriu vantagem fora de casa, vencendo por 3 a 0, com gols de Rony, Luiz Adriano e Matías Viña. Na volta, em São Paulo, os argentinos venceram por 2 a 0, mas o Verdão avançou com o agregado de 3 a 2 e conquistou o bicampeonato contra o Santos, com o histórico gol de Breno Lopes.

Como chega o River Plate

Invicto na competição, com três vitórias e cinco empates, o River sofreu nas oitavas contra o Libertad-PAR, quando empatou os dois jogos e avançou nos pênaltis por 3 a 1.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos 

Já nos últimos cinco jogos, venceu duas vezes e empatou três, dois deles decididos nas penalidades (contra Libertad, pela Libertadores, e Unión de Santa Fe, pela Copa Argentina).

A equipe também vem de uma vitória no clássico argentino. No sábado (13), enfrentou o Estudiantes, fora de casa, em La Plata, pela oitava rodada do Campeonato Argentino, e venceu o rival por 2 a 1, mesmo com um jogador a menos desde os 39 minutos do primeiro tempo.

Em razão da expulsão, o River passou a atuar com um sistema de três zagueiros. Na coletiva após o duelo, Marcelo Gallardo elogiou a postura do time e destacou a importância de ter variações táticas, de acordo com o desenrolar da partida.

“Estou totalmente representado, é o que precisávamos enfrentar esta semana. Temos trabalhado duro esses dias, testando diferentes opções dependendo do desenrolar da série. Temos opções, e isso é bom. Depois, veremos qual escolheremos para nos preparar para esta partida [contra o Palmeiras]. Gostei do que o time fez no primeiro tempo.”, disse Gallardo.

Apesar disso, mesmo que quisesse, o treinador não poderia repetir a escalação do último sábado, já que o meia Giuliano Galoppo foi expulso no jogo de volta das oitavas de final contra o Libertad e será desfalque. As opções para substituí-lo são o volante Kevin Castaño e os meias Santiago Lencina e Juanfer Quintero. A escolha mais provável é por Castaño, por ser um jogador mais defensivo.

Por outro lado, Gonzalo Montiel e Paulo Díaz, preservados pelo treinador após disputarem a Data Fifa, pela Argentina e Chile, respectivamente, devem voltar a equipe titular. 

Sendo assim, a provável escalação do River Plate conta com: Armani; Rivero (Martínez), Portillo (Martínez) e Paulo Díaz; Acuña, Enzo Pérez, Castaño (Lencina), Nacho Fernández e Montiel; Salas e Driussi.

Como chega o Palmeiras

O Verdão chega embalado pela goleada por 4 a 1 sobre o Internacional, pelo Brasileirão. Na Libertadores, mantém campanha perfeita: seis vitórias em seis jogos na fase de grupos e classificação garantida já no primeiro confronto das oitavas, contra o Universitario.

Nos últimos cinco jogos, venceu três e empatou dois — um deles, já sem pressão, contra o Universitario, após vitória por 4 a 0 no duelo de ida.

O time treinado por Abel Ferreira finalizou sua preparação para o duelo na manhã desta terça-feira (16), na Academia de Futebol, e viajou em seguida para Buenos Aires. O único desfalque segue sendo Paulinho, em recuperação de cirurgia na perna direita.

A provável escalação do Palmeiras conta com: Weverton; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Felipe Anderson; Facundo Torres, Flaco López e Vitor Roque. 

Facundo Torres, autor de um dos gols da goleada da equipe contra o Colorado, projetou um duelo duro, com as duas equipes dando o máximo pelo resultado.

“O jogo será duro, duríssimo. O River é um gigante da América e, como nós, também sabem jogar esse tipo de competição. Será uma partida duríssima, com as duas equipes competindo por sua camisa, dando o máximo, e que estejamos inspirados amanhã para buscar a vitória”, declarou o uruguaio.

Arbitragem

  • Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
  • Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
  • VAR: Juan Soto (VEN)

Autor

  • Tamara Ferreira

    Tamara Ferreira é estudante de Jornalismo, apaixonada por esportes e pela arte de comunicar. Atuante em projetos voluntários e produções independentes, já vivenciou experiências como repórter, comentarista e criadora de conteúdo esportivo. Com um olhar crítico e proetivo, busca constantemente evoluir e construir uma trajetória no universo esportivo.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *