Uma torre de 700 anos da igreja All Hallows Staining, localizada em Londres, foi erguida 14 metros acima do nível da rua para dar lugar a um prédio de escritórios. A operação utilizou suportes temporários para que a obra pudesse avançar sem comprometer o marco histórico.
LEIA TAMBÉM: Itália mobiliza fragata da Marinha para auxiliar flotilha com ajuda para Gaza
A torre foi erguida acima de um local de escavação de cerca de 5 mil metros quadrados como parte do redesenvolvimento da 50 Fenchurch Street.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O velho e o novo
A igreja All Hallows Staining foi construída por volta de 1320, embora não tenha uma data específica de criação. Com 700 anos de idade, All Hallows Staining já sobreviveu ao Grande Incêndio de Londres (1666) mas boa parte de sua estrutura entrou em colapso. O que restou da igreja All Hallows Staining foi uma torre.
A torre retornará ao nível do solo à medida que os níveis do porão do empreendimento forem concluídos, incluindo um novo espaço público verde, do qual a igreja fará parte.
A Multiplex, construtora responsável pela reforma na 50 Fenchurch Street, escreveu no Instagram:
“As principais características da torre (a da igreja) são a incorporação de vegetação urbana vertical em sua fachada […] para impulsionar a eficiência de carbono incorporado, ganhos de produtividade e adoção de uma filosofia de segurança por design para a entrega”.
O desenvolvimento deve ser concluído em 2028 e mesclará o antigo de Londres (a torre remanescente) com o novo (o prédio de escritórios).