Terremoto no Afeganistão causa tragédia com mais de 800 mortos e milhares de feridos

Ao menos 800 pessoas morreram e 2.800 foram atingidas na região leste do Afeganistão, onde ocorreu um terremoto de magnitude 6, próximo à fronteira com o Paquistão, neste domingo (30). A informação foi confirmada pelo porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid.

LEIA TAMBÉM: STF inicia julgamento de Bolsonaro e aliados por trama golpista

O tremor foi registrado a 27 km de Jalalabad, na Província de Nangarhar, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Especialistas confirmam que a profundidade foi de 8 km, considerada rasa, e alertam que quanto mais próximo da superfície, maiores são os danos causados.

O tremor aconteceu por volta das 23h47, horário local. Estudos e modelos do USGS indicavam que o abalo poderia causar centenas de mortes. Com tremores muito fortes, cerca de meio milhão de pessoas possivelmente sentiram os impactos.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

“Muito triste, o terremoto desta noite, além de prejuízos financeiros, causou vítimas humanas em algumas de nossas províncias orientais”, publicou Mujahid na rede social X.

Equipes realizam buscas por vítimas do tremor.

“Sem medir esforços, civis e autoridades estão no local para resgatar as vítimas afetadas. Além da capital, equipes de apoio de regiões vizinhas estão a caminho e serão utilizados todos os recursos disponíveis para o socorro das pessoas, acrescentou.

Outros tremores foram sentidos cerca de 20 minutos após o terremoto, conhecidos como tremores secundários. O primeiro teve magnitude 4,5, seguido por outro de magnitude 5,2, com profundidade de 10 km, de acordo com o USGS.

Um sistema de alerta do USGS emitiu um alerta laranja, que prevê perdas humanas e econômicas após grandes terremotos.

Entre os episódios mais graves da região, destaca-se o terremoto de outubro de 2023, que matou mais de 2.000 pessoas e atingiu magnitude 6,3 no oeste do Afeganistão.

Autor

  • Fabiano

    Jornalista apaixonado pela profissão, com experiência como redator no portal Lorena R7. Comprometido em informar com responsabilidade, credibilidade e leveza, trazendo as principais notícias e histórias que fazem a diferença no dia a dia.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *