Apresentador de MasterChef é demitido após 83 denúncias por comportamento impróprio

O apresentador do MasterChef do Reino Unido, Gregg Wallace foi demitido após receber 83 denúncias de assédio e atitudes impróprias. Um relatório independente pedido pela produtora Banijay, responsável pelo MasterChef do Reino Unido, divulgou 45 acusações contra Wallace, sendo uma delas de contato físico indesejado e três acusações de que ele teria se despido em ambientes de trabalho. No total, foram 83 denúncias, todas envolvendo comportamento sexual inapropriado, comentários preconceituosos e racistas.

Leia também: Trump anuncia aumento de tarifas à Rússia em 100% e define prazo para cessar-fogo de guerra contra Ucrânia

A investigação foi iniciada após uma reportagem da BBC News revelar denúncia contra o apresentador. Após isso, 50 pessoas procuraram a emissora alegando más experiências com Wallace, em premiações, outros programas de TV e casas noturnas.

Wallace foi demitido na semana passada, mas contesta acusações, dizendo que havia sido inocentado das “acusações mais sérias e sensacionalistas“. Porém, o documento revela um comportamento inadequado desde 2005. Além das acusações de assédio, o relatório identificou mais dez denúncias, sendo duas delas comprovadas: uso de linguagens ofensivas, com palavrões e teor racista.

Durante o período de apuração, Wallace foi diagnosticado com autismo, sendo citado no relatório como um fato que “deve ser considerado no contexto de sua neuro diversidade“, o que gerou revolta em instituições de apoio a pessoas autistas, que disseram ser indevida a associação entre o diagnóstico e os crimes cometidos pelo apresentador. Patrick Holland, presidente executivo da Banijay UK se desculpou e disse:

“Lamentamos profundamente qualquer pessoa que tenha sido afetada por esse comportamento e não tenha se sentido capaz de se manifestar na época, ou cuja queixa não tenha sido tratada adequadamente.”

A BBC emitiu uma nota dizendo que perdeu oportunidades de agir antes,

Aceitamos que mais poderia e deveria ter sido feito antes” – e afirmou que não tem planos de voltar a colaborar com Wallace.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *