A noite do BET Awards 2025 foi marcada não apenas pela celebração da música e da cultura negra, mas também por um momento de corajosa tomada de posição. Após ser premiada como “Melhor Artista Feminina de Hip-Hop”, a rapper Doechii utilizou seu discurso de aceitação para lançar um poderoso manifesto contra as políticas do ex-presidente Donald Trump e a repressão aos protestos anti-imigração.
LEIA MAIS: Ajuliacosta faz história e conquista prêmio de Melhor Nova Artista Internacional no BET Awards 2025
Com o microfone em mãos e os olhos do mundo voltados para ela, Doechii foi direta:
“Existem ataques implacáveis que estão criando medo e caos em nossas comunidades em nome da lei e da ordem. Trump está usando forças militares para parar um protesto. Quero que todos vocês considerem que tipo de governo parece ser quando, toda vez que exercemos nosso direito democrático de protestar, os militares são enviados contra nós. Que tipo de governo é esse?”. Sua fala ecoou por todo o Peacock Theater, em Los Angeles, onde a cerimônia acontecia.
O discurso da rapper não foi um desabafo isolado, mas sim um reflexo das crescentes tensões em Los Angeles. Apenas a poucas quadras do local da premiação, a cidade era palco de protestos massivos contra as ações de imigração e o uso da força federal. A administração Trump, havia autorizado o envio de membros adicionais da Guarda Nacional para a região, uma medida que gerou forte condenação de autoridades estaduais da Califórnia, que a consideraram inconstitucional e um abuso de poder.
Doechii ampliou sua crítica para além dos protestos, abordando as dolorosas consequências das batidas de imigração:
“Pessoas estão sendo levadas e arrancadas de suas famílias. Sinto que é minha responsabilidade como artista usar este momento para defender todas as pessoas oprimidas – para pessoas negras, para pessoas latinas, para pessoas trans, para as pessoas em Gaza. Todos nós merecemos viver com esperança e não com medo. Espero que nos unamos, meus irmãos e irmãs, contra o ódio.”
A atitude da artista foi amplamente aclamada nas redes sociais e entre os presentes na cerimônia, que celebrou o 25º aniversário do BET Awards. Sua coragem em usar uma plataforma de visibilidade global para abordar questões sociais tão urgentes e polarizadoras foi vista como um exemplo poderoso do papel que os artistas podem desempenhar na promoção da justiça e da equidade.
O momento de Doechii no BET Awards 2025 ficará marcado como um lembrete contundente de que a arte, em suas diversas formas, pode e deve ser uma ferramenta para a conscientização e a mudança.