Verstappen vence sprint e diminui diferença para as McLaren após duplo abandono dos líderes Oscar Piastri e Lando Norris

A sprint race do GP dos Estados Unidos, no Circuit of The Americas, em Austin, Texas, não poderia ter começado melhor para o atual tetracampeão mundial, Max Verstappen. Após conquistar a pole position para a corrida rápida, com os foguetes da McLaren em seu cangote, o piloto da Red Bull viu a dupla papaia abandonar antes sequer de completar a primeira volta.

Largado do lado limpo da pista, o líder do campeonato, Oscar Piastri, chegou à primeira curva à frente do seu companheiro de equipe, Lando Norris. Ao tentar se defender do X do companheiro, o australiano acabou espalhando, sendo acertado pelo alemão Nico Hulkenberg, da Sauber, e acertando seu colega britânico, em verdadeiro strike. Quem não tinha nada a ver com a história e acabou pagando o pato, foi o espanhol da Aston Martin, Fernando Alonso. 

LEIA TAMBÉM: Movimente-se e descanse melhor: como o exercício pode transformar suas noites após os 60

Bom para as Ferraris, que mergulharam para ganhar 6 posições, Charles Leclerc, e 3 posições, Lewis Hamilton, saindo de décimo e oitavo para quarto e quinto, respectivamente. Também o japonês da Red Bull, Yuki Tsunoda, saltou 11 posições de 18º para 7º, as mesmas 11 posições perdidas por Hulkenberg, caindo de 4º para 15º.

Cinco voltas depois, luzes do safety car apagadas, Verstappen se manteve na liderança, seguido por Russel, da Mercedes, e um sanduíche de Ferraris, com Leclerc e Hamilton entre Sainz, terceiro, e Albon, sexto. 

Com a asa móvel aberta, na oitava volta, o inglês da Mercedes mergulhou para ultrapassar o líder da corrida e, na tentativa de se defender, foram os dois para fora da pista. Também as Ferraris brigavam entre elas, com Hamilton ultrapassando o companheiro e tomando para si o quarto lugar, após erro de Leclerc. 

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Sem maiores emoções, uma strollada encurtou a já curta sprint race, após acertar a Haas de Esteban Ocon, trazendo de volta o safety car à pista na décima sexta de dezenove voltas. Com o carro de segurança à frente, Max Verstappen garantiu os 08 pontos da corrida rápida e com o duplo abandono da McLaren, o carro #1 viu diminuir para 55 pontos a diferença em relação ao líder do campeonato. 

Para a equipe inglesa, já campeã de construtores, o prejuízo é gigantesco. Se algumas corridas atrás, as chances do holandês buscar o pentacampeonato eram minúsculas, hoje em dia é bastante improvável, mas ainda possível. Se a McLaren encerrou o jejum de títulos por equipes no ano passado, o jejum no campeonato de pilotos ainda assombra o time de Woking. 

Se as regras de classificação para a corrida principal fossem as mesmas de antes, Verstappen largaria novamente na primeira posição, seguido de Russel e Sainz. Como as regras mudaram, porém, às 18h de Brasília, os pilotos voltam à pista em busca da pole position para domingo. 

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *