Neste sábado (12) o estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), será palco de mais um capítulo do clássico carioca entre Vasco da Gama e Botafogo. O duelo, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025, está marcado para às 18h30 (de Brasília).
Com campanhas distintas na competição, os dois rivais entram em campo de olho em objetivos diferentes. O Vasco busca se afastar da zona de rebaixamento, enquanto o Botafogo quer manter a boa sequência e se consolidar na parte de cima da tabela.
LEIA TAMBÉM: Gregore está perto de deixar o Botafogo rumo a equipe do técnico Artur Jorge
Como chega o Vasco
Após vencer o São Paulo por 3 a 1 na última rodada, o Vasco tenta embalar no Brasileirão e se distanciar do Z‑4. O Cruz-Maltino ocupa atualmente a 13ª posição, com 13 pontos, apenas dois acima da zona de rebaixamento. Jogando fora do Rio, mas com mando de campo, a equipe de Fernando Diniz espera repetir o bom desempenho apresentado na rodada anterior.
O técnico Fernando Diniz contará com a base da equipe que derrotou o São Paulo, mas não terá o atacante Adson, lesionado. Philippe Coutinho, reforço de peso para a temporada, segue como referência no meio-campo, enquanto Vegetti comanda o ataque.
Provável escalação do Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas (ou Maurício Lemos) e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Rayan e Pablo Vegetti. Técnico: Fernando Diniz
Como chega o Botafogo
Já o Botafogo vem de uma sequência positiva. A equipe alvinegra venceu as três últimas partidas na Série A e ocupa a 8ª colocação, com 18 pontos. Após uma campanha de destaque na Copa do Mundo de Clubes, o time agora comandado por Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti, quer embalar no Brasileirão e se aproximar do G‑6.
LEIA TAMBÉM: São Paulo avança e fica perto de anunciar Gonzalo Tapia, do River Plate
Apesar do comandado da equipe ser o Davide Ancelotti, o Botafogo deve ter o comando interino de Cláudio Caçapa. O glorioso tenta manter a consistência mesmo com desfalques importantes. O zagueiro Bastos e o atacante Jeffinho seguem fora por lesão, além disso o zagueiro Jair e o atacante Igor Jesus acertaram suas idas para o Nottingham Forest e não vão estar a disposição da comissão técnica. A equipe aposta no entrosamento entre Allan, Marlon Freitas e Arthur Cabral para levar perigo ao rival.
Provável escalação do Botafogo: John; Vitinho, Kaio Fernando, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore e Montoro (Allan); Artur, Savarino e Arthur Cabral. Técnico: Claudio Caçapa (interino).
Retrospecto
O clássico entre Vasco e Botafogo é um dos mais tradicionais do futebol brasileiro. Ao todo, as equipes já se enfrentaram 321 vezes, com vantagem para o time de São Januário: são 136 vitórias do Vasco, contra 89 do Botafogo e 96 empates.
Este será o primeiro clássico disputado no Mané Garrincha nesta edição do Brasileirão, e as duas equipes tentam encerrar jejum de vitórias no estádio: o Vasco não vence no local desde 2024, enquanto o Botafogo ainda não triunfou por lá em 2025.
Arbitragem
- Árbitro principal: Anderson Daronco
- Árbitro assistente 1: Michael Stanislau
- Arbítrio assistente 2: Tiago Augusto Kappes Diel
- Árbitro de vídeo (VAR): Wagner Reway
LEIA TAMBÉM: Red Bull demite Christian Horner após 20 anos e inicia nova era na Fórmula 1 com Laurent Mekies
Ficha técnica
- Data: Sábado, 12 de julho de 2025
- Horário: 18h30 (de Brasília)
- Local: Mané Garrincha (DF)
- Onde assistir: Première