Vasco x Botafogo: saiba tudo sobre o confronto da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

Neste sábado (12) o estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), será palco de mais um capítulo do clássico carioca entre Vasco da Gama e Botafogo. O duelo, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025, está marcado para às 18h30 (de Brasília).

Com campanhas distintas na competição, os dois rivais entram em campo de olho em objetivos diferentes. O Vasco busca se afastar da zona de rebaixamento, enquanto o Botafogo quer manter a boa sequência e se consolidar na parte de cima da tabela.

LEIA TAMBÉM: Gregore está perto de deixar o Botafogo rumo a equipe do técnico Artur Jorge

Como chega o Vasco

Após vencer o São Paulo por 3 a 1 na última rodada, o Vasco tenta embalar no Brasileirão e se distanciar do Z‑4. O Cruz-Maltino ocupa atualmente a 13ª posição, com 13 pontos, apenas dois acima da zona de rebaixamento. Jogando fora do Rio, mas com mando de campo, a equipe de Fernando Diniz espera repetir o bom desempenho apresentado na rodada anterior.

O técnico Fernando Diniz contará com a base da equipe que derrotou o São Paulo, mas não terá o atacante Adson, lesionado. Philippe Coutinho, reforço de peso para a temporada, segue como referência no meio-campo, enquanto Vegetti comanda o ataque.

Provável escalação do Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas (ou Maurício Lemos) e Lucas Piton; Hugo Moura, Tchê Tchê e Philippe Coutinho; Nuno Moreira, Rayan e Pablo Vegetti. Técnico: Fernando Diniz

Como chega o Botafogo

Já o Botafogo vem de uma sequência positiva. A equipe alvinegra venceu as três últimas partidas na Série A e ocupa a 8ª colocação, com 18 pontos. Após uma campanha de destaque na Copa do Mundo de Clubes, o time agora comandado por Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti, quer embalar no Brasileirão e se aproximar do G‑6.

LEIA TAMBÉM: São Paulo avança e fica perto de anunciar Gonzalo Tapia, do River Plate

Apesar do comandado da equipe ser o Davide Ancelotti, o Botafogo deve ter o comando interino de Cláudio Caçapa. O glorioso tenta manter a consistência mesmo com desfalques importantes. O zagueiro Bastos e o atacante Jeffinho seguem fora por lesão, além disso o zagueiro Jair e o atacante Igor Jesus acertaram suas idas para o Nottingham Forest e não vão estar a disposição da comissão técnica. A equipe aposta no entrosamento entre Allan, Marlon Freitas e Arthur Cabral para levar perigo ao rival.

Provável escalação do Botafogo: John; Vitinho, Kaio Fernando, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore e Montoro (Allan); Artur, Savarino e Arthur Cabral. Técnico: Claudio Caçapa (interino).

Retrospecto

O clássico entre Vasco e Botafogo é um dos mais tradicionais do futebol brasileiro. Ao todo, as equipes já se enfrentaram 321 vezes, com vantagem para o time de São Januário: são 136 vitórias do Vasco, contra 89 do Botafogo e 96 empates.

Este será o primeiro clássico disputado no Mané Garrincha nesta edição do Brasileirão, e as duas equipes tentam encerrar jejum de vitórias no estádio: o Vasco não vence no local desde 2024, enquanto o Botafogo ainda não triunfou por lá em 2025.

Arbitragem

  • Árbitro principal: Anderson Daronco 
  • Árbitro assistente 1: Michael Stanislau
  • Arbítrio assistente 2: Tiago Augusto Kappes Diel
  • Árbitro de vídeo (VAR): Wagner Reway

LEIA TAMBÉM: Red Bull demite Christian Horner após 20 anos e inicia nova era na Fórmula 1 com Laurent Mekies

Ficha técnica

  • Data: Sábado, 12 de julho de 2025
  • Horário: 18h30 (de Brasília)
  • Local: Mané Garrincha (DF)
  • Onde assistir: Première

Autor

  • Loslayne Martins

    Loslayne Martins é estudante de Jornalismo, atualmente cursando o primeiro semestre na Unitau. Apaixonada por comunicação, acredita no poder da informação como ferramenta de transformação social. Atua como estagiária voluntária no portal ponto360, onde busca aprimorar suas habilidades na produção de conteúdo, reportagem e apuração de notícias. Com interesse especial em esportes.

Marcado: