Na noite desta segunda-feira (20), pela 29° rodada do Campeonato Brasileiro, às 19h30 (horário de Brasília), Vasco e Fluminense se enfrentaram no Maracanã, em jogo que valia vaga ao G-8 do Brasileirão. O Cruz-maltino comandado pelo garoto Rayan venceu o clássico pelo placar de 2 a 0, embalou a terceira vitória seguida e de quebra subiu ao G-8 da competição.
O garoto vascaíno foi o cara da partida, Rayan foi o autor do gol que abriu o placar para a vitória e também foi importantíssimo na jogada do segundo gol, marcado por Nuno Moreira. O jogo também marcou a estreia do terceiro uniforme do Vasco para a temporada, o uniforme faz menção ao título de ‘Campeão da Terra e do Mar’, há 80 anos quando o cruz-maltino foi campeão invicto no futebol e no remo, o uniforme possui a cor marrom como predominante.
Leia mais: Independiente del Valle e Atlético-MG medem forças na ida da semi da Sula
Como foi o Clássico dos Gigantes
No começo do primeiro tempo, o Fluminense foi ligeiramente superior, criando mais oportunidades e quase abriu o placar da partida. Aos 3 minutos, Lucho Costa fez o roubo de bola e serviu Cano, o centroavante tricolor finalizou, mas parou em Léo Jardim. O goleiro vascaíno operou um milagre para evitar o gol tricolor.
O Fluminense seguiu pressionando a defesa do Vasco, que mesmo com dificuldades no sistema defensivo conseguia se salvar das investidas tricolor. Mesmo após forte pressão do Fluminense para abrir o placar, a equipe vascaína colocou a bola no chão e começou a tentar fazer o seu jogo.
Foi aí que o sumido Rayan apareceu para abrir o placar. Aos 38 minutos da primeira etapa, o garoto recebeu a bola, conduziu ela até a entrada da área e finalizou de fora da área para abrir o placar. O chute ainda contou com um desvio no zagueiro Freitas que ‘matou’ o goleiro Fábio que pouco pode fazer.
Segundo tempo
Já na segunda etapa, o Vasco voltou mais atento e logo aos 7 minutos, a joia da colina arriscou um chute de fora da área, Fábio espalmou para o meio da área e no rebote Nuno Moreira não perdoou e ampliou o placar para o Vasco.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Após o 2 a 0, o Fluminense partiu para o ataque na busca de diminuir a diferença ou até mesmo reverter o placar, mas os comandados de Zubeldia pecaram nas finalizações. Keno até tentou finalizar algumas bolas de fora da área, mas passaram longe do gol de Léo Jardim.
Cano e John Kennedy também arriscaram , mas também sem sucesso.
Com a vitória praticamente garantida, a torcida vascaína comemorou a vitória no clássico gritando ‘olé’.
Sequência
Com a terceira vitória seguida, o Vasco chega aos 39 pontos e ocupa a 8° colocação no Brasileirão. Já o Fluminense com a derrota, permanece na 7° colocação com 41 pontos.
Na próxima rodada, o Vasco vai até Bragança Paulista enfrentar o Bragantino, no domingo (26), às 17h30 (horário de Brasília) . Já o Tricolor das Laranjeiras recebe o Internacional no Maracanã, às 17h30, no próximo sábado (25).
Equipe de arbitragem
- Árbitro principal – Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
- Árbitro assistente 1 – Rafael da Silva (RS)
- Árbitro assistente 2 – Hiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
- Árbitro de vídeo (VAR) – Rafael Traci (SC)
Ficha técnica
- Data: Segunda-feira (20 de outubro de 2025)
- Hora: 19h30 (de Brasília)
- Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro
- Onde passou: Premiere, Cazé TV e Record









