O Cruzeiro apresentou seu mais novo técnico para 2026, nesta quarta-feira (07), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. Trata-se do experiente Tite, que irá comandar os mineiros até o final da temporada, com o desafio de conquistar títulos importantes, em meio a retorno da equipe a Conmebol Libertadores, após seis anos longe da principal competição do continente.
Com um currículo vencedor, Tite ressaltou ao longo de sua apresentação, pontos que foram diferenciais para a assinatura de um acordo com o Cabuloso. Para o profissional, a infraestrutura e projeto do clube mineiro são pontos que farão o clube mineiro competir em alto nível nos próximos anos.
Leia mais: Internacional oficializa venda de Vitão ao Flamengo
“É uma equipe equilibrada. Quando tu pega a infraestrutura dele, tu vê o quanto ela está sendo consolidada, estruturada. Quando tu começa a buscar as informações sobre o ambiente de trabalho, elas têm batido no nível de conduta da direção, do bom ambiente de trabalho, das cobranças, do quão grande é o Cruzeiro”, completou Tite.
O treinador também destacou as dificuldades que o Cruzeiro encontrará ao longo da temporada e afirmou que o foco inicial em 2026 é a conquista do Campeonato Mineiro, que não acontece desde 2019.
“É desafiador, é desafiador! (…) A pressão psicológica de jogar quarta e domingo, chega um momento que, também, fica muito forte e temos que usar todos os atletas à disposição. Como vai ser isso, é desafiador. Em um primeiro estágio, o Campeonato Mineiro é o nosso foco de atenção. A utilização de outros atletas vai depender muito do condicionamento que eles apresentarem”, destacou o técnico.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Bem ambientado em BH, neste primeiro momento, Tite agradeceu à torcida cruzeirense e ao clube pela receptividade e demonstrou confiança no trabalho celeste.
“Estou muito feliz em estar no Cruzeiro. Estou muito feliz, da forma como fui recebido pelo clube e torcedores. (…) Já a ambição profissional, é aquilo que eu gosto. O clima que me impulsiona. (…) Eu sei que precisamos de resultados, precisamos vencer, precisamos de desempenho, de títulos, eu sei disso”, complementou.
Tite ainda abordou assuntos relacionados à jogadores durante a coletiva desta quarta. O experiente treinador afirmou a necessidade de recuperar desempenho de determinados atletas, como o zagueiro João Marcelo e dar rodagem aos “Crias da Toca”.
Sobre Jonathan Jesus, outro defensor da Raposa, o técnico afirmou que ele permanece na equipe celeste. O camisa 34 esteve no Radar do Zenit, da Rússia e poderia ser envolvido na chegada do meio-campo Gerson à Minas Gerais.
Por fim, o comandante azul lamentou a lesão do goleiro Matheus Cunha, fora por cerca de dois meses da meta cruzeirense e pôs fim a polêmica com o atacante Gabriel Barbosa, emprestado ao Santos, desejando ao ex-jogador do Cabuloso boa sorte em sua nova caminhada.
Tite no Cruzeiro
Adenor Leonardo Bacchi, de 64 anos, é natural de Caxias do Sul e assinou contrato de uma temporada com o Cruzeiro. Anunciado em 16 de dezembro passado, para substituir o português Leonardo Jardim, Tite iniciou sua carreira como técnico no Guarany de Garibaldi, no Rio Grande do Sul e acumulou passagens por grandes clubes brasileiros, como Atlético/MG, Corinthians e Flamengo, seu último clube, em 2024. O treinador foi o comandante da Seleção Brasileira nas duas últimas Copas do Mundo.









