Na primeira participação de João Fonseca no torneio de exibição organizado por Roger Federer, o Time Mundo conquistou seu terceiro troféu da Laver Cup após vitória sobre o Time Europa. A virada do time comandado por André Agassi começou com o ponto marcado por João Fonseca, que derrotou o italiano Flávio Cobboli, na sexta-feira (19). Naquele momento, o placar marcava 3 a 0 para o Time Europa, no Chase Center, em São Francisco, Califórnia.
LEIA TAMBÉM: Verstappen dá show no Azerbaijão, McLaren vacila e Mundial da F1 fica em aberto
A arrancada iniciada por Fonseca culminou com a vitória de Taylor Fritz sobre Sasha Zverev neste domingo, mas entre esses resultados, o sábado (20) foi marcado pelo domínio dos não-europeus, incluindo a primeira vitória de Fritz contra o #1 do mundo, Carlos Alcaraz.
Além de Fritz e Fonseca, o Time Mundo contou com Alex de Minaur, Francisco Cerundolo, Alex Michelsen, Reilly Opelka e Jenson Brooksby, mas nenhum deles foi páreo para o carisma do capitão André Agassi à beira da quadra. Agassi roubou a cena, puxando o grito da torcida para João Fonseca e interagindo para apoiar os demais jogadores.
Do outro lado, Alcaraz parecia sentir falta da interação com seu companheiro dos anos anteriores, Grigor Dimitrov, contundido, e o Time Europa mostrava sinais de desânimo. O alemão Sasha Zverev, em má fase, se recusava a assumir suas derrotas, culpando fatores externos em vez de seu próprio desempenho.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Nas arquibancadas, Roger Federer e a lenda do basquete Stephen Curry estavam atentos a tudo, tietaram e foram tietados pelos atletas em quadra.
Mesmo com a derrota de sábado, Alcaraz se recuperou e foi responsável pelos pontos do Time Europa no domingo, derrotando Fran Cerundolo em simples e, ao lado de Casper Ruud, vencendo Michelsen e Opelka em duplas. Nada, porém, reverteu o resultado para o Time Mundo, que fechou a série com vitórias de De Minaur sobre Mensik e Fritz sobre Zverev, consolidando o placar em 15 a 9 para os não-europeus.
Agora, o Time Mundo contabiliza três conquistas, contra cinco do Time Europa, em oito edições do torneio.
Para Fonseca, #1 do ranking nacional masculino, a vitória representa, além dos US$ 250 mil em premiação, a chance de impressionar lendas do tênis. Além de Agassi e Federer, João já havia vencido na presença de Djokovic, ao derrotar Tsitsipas na Copa Davis na última semana, e Nadal, ao vencer o Next Gen Finals, em 2024.
A participação de Fonseca animou também os organizadores. O torneio retorna à Europa na próxima edição, na O2 Arena, em Londres, mas a organização não descarta a possibilidade de trazê-lo ao Brasil futuramente.