Tiago Splitter assume comando do Trail Blazers e se torna o primeiro técnico brasileiro da NBA

Mesmo em um dia marcado por prisões e escândalos no mundo do basquete, o Brasil protagonizou um momento histórico na NBA: em nota, a equipe dos Trail Blazers afirmou que, após o afastamento de Chauncey Billups, Tiago Splitter entra no comando do time de forma interina, tornando-se o primeiro técnico brasileiro na história da liga. Tiago já atuou sete temporadas como jogador na liga norte-americana, defendendo times como Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers e Delaware 87ers, e agora inicia um novo capítulo.

LEIA TAMBÉM: Com show de Edwards, Timberwolves viram jogo contra Trail Blazers e vencem a primeira na temporada regular

CARREIRA
Sua carreira profissional teve início em 2000, quando passou a jogar a liga espanhola de basquete, Liga ACB, se naturalizando espanhol em 2004. O ex-atleta já foi nomeado duas vezes MVP da Supercopa da Espanha, nos anos de 2006 e 2007. Splitter chegou à NBA em 2007, após ser a 28º escolha geral do draft, selecionado pelo San Antonio Spurs. Devido a situações envolvendo contratos passados, iniciou sua atuação pela equipe dos Estados Unidos apenas a partir de março de 2010, quando realizou sua primeira partida como titular, registrando 8 pontos e 6 rebotes contra o Charlotte Bobcats. Na passagem pelo Spurs, foi campeão da NBA na Conferência Leste.

Em julho de 2015, Splitter foi negociado com o Atlanta Hawks em troca do ala-pivô grego Georgios Printezis. Sua passagem pela equipe foi marcada por diversas lesões que o impediram de atuar, como uma distensão grau 2 na panturrilha direita e uma cirurgia necessária para reparar o quadril direito. No ano de 2017, atuou pelo Philadelphia 76ers, estreando com uma vitória sobre o Brooklyn Nets.

Devido à uma lesão no quadril, que prejudicou o andamento de sua carreira como jogador, Tiago anunciou a sua aposentadoria em fevereiro de 2018, sendo contratado pelo Brooklyn Nets dois meses depois, para a função de olheiro e analista de desenvolvimento dos jogadores em quadra, sendo logo promovido a treinador dos mesmos. Entre 2023 e 2024, teve a mesma função no Houston Rockets, e em 2024, começou a treinar o time do Paris Basketball, que competia na Euroliga.

Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

TÍTULOS
Além das passagens em clubes estrangeiros, Tiago também teve uma trajetória vitoriosa vestindo a camisa da seleção brasileira de basquete masculino, conquistando diversos títulos com a equipe. Foi campeão dos Jogos Pan-Americanos em 2003, garantindo a medalha de ouro, e repetiu o feito na Copa América em 2005 e 2009. Em 2011, estava presente quando o Brasil conquistou a medalha de prata na mesma competição. Foi campeão também da Copa do Rei em 2004, 2006 e 2009.

Acesse o nosso canal no Telegram

Acesse o nosso canal no WhatsApp

Acesse o nosso canal no Youtube

VIDA PESSOAL
Tiago Splitter é casado com Fernanda e tem dois filhos, frutos de seu primeiro casamento, com Amaia Amescua.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *