Nesta quinta-feira (18), às 19h, o São Paulo enfrenta a LDU, no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, pelo jogo de ida das quartas de final da Conmebol Libertadores. A partida terá transmissão do Paramount+.
Retrospecto:
Além do duelo contra a LDU, o Tricolor paulista encara outro rival invisível, mas traiçoeiro: a altitude. Localizada a 2.850 metros do nível do mar, a capital equatoriana é historicamente um obstáculo para equipes brasileiras.
Para chegar à fase que não alcança desde 2016, a equipé do São Paulo precisará melhorar seus números. Até aqui, foram quatro jogos no Equador e quatro derrotas — três delas para a própria LDU.
O primeiro confronto aconteceu em 2004, com derrota por 3 a 0. Em 2022, novo revés, por 4 a 2, ambos pela Libertadores. O último encontro ocorreu em 2023, pela Sul-Americana, quando o time de Luis Zubeldía venceu o São Paulo de Dorival Júnior por 2 a 1. Por outro lado, quando jogou no Morumbi, o Tricolor venceu todos os três duelos.
LEIA TAMBÉM: “Ninguém precisa se sentir ofendido por ficar no banco”, diz Xabi Alonso sobre Vini Jr.
Dessa forma, um bom resultado na ida pode ser determinante para o jogo de volta no Brasil.
Vale lembrar que, nas oitavas, a LDU já eliminou um brasileiro: venceu o Botafogo por 2 a 0 em casa, após perder no Rio de Janeiro, e garantiu a vaga.
Como chega a LDU
A equipe equatoriana chega embalada e aposta na força em Quito para sonhar com o bicampeonato. Contra brasileiros, mantém retrospecto positivo como mandante: sete jogos, quatro vitórias e três empates, sem derrotas.
Assim, a provável escalação da LDU conta com: Gonzalo Valle; Gian Franco Allala, Ricardo Adé, Leonel Quiñónez; Carlos Gruezo, Gabriel Villamil, José Quintero, Fernando Cornejo, Kevin Minda ou Bryan Ramírez; Lisandro Alzugaray e Jeison Medina.
Sob o comando do técnico Tiago Nunes, a LDU não perde há cinco jogos, sendo a última derrota justamente na ida contra o Botafogo.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O único desfalque confirmado é o defensor Richard Mina, que cumprirá suspensão porque foi expulso contra o Glorioso. O atleta foi titular em 16 dos 17 jogos que disputou, e atua como zagueiro e lateral-direito no time de Tiago Nunes. Para seu lugar, Gian Franco Allala deve ser a opção.
Como chega o São Paulo
O Tricolor busca encerrar um jejum de quase 10 anos sem chegar a uma semifinal de Libertadores — a última foi em 2016, quando caiu diante do Atlético Nacional (COL). Na ocasião, a equipe também avançou contra o Atlético-MG, pelo critério de gols marcados fora de casa, que, atualmente, não está em uso. Porém, na semifinal, caiu para Atlético Nacional, da Colômbia.
Para chegar às quartas da Libertadores, o São Paulo passou sufoco contra o Atlético Nacional (COL) na fase anterior, avançando nos pênaltis, no Morumbi. Já no Brasileirão, vem embalado pela vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, que aproximou o time do G6.
Hernán Crespo não terá Lucas Moura e Oscar, que ainda se recuperam fisicamente, além de Hugo, Ryan e André Silva, todos lesionados. Luiz Gustavo também segue fora. Por outro lado, Calleri, capitão da equipe, mesmo lesionado, viajou para apoiar a equipe.
Por outro lado, os laterais Wendell, que sentiu um incômodo no adutor esquerdo, e Enzo Díaz, que deixou o campo por um trauma no tornozelo esquerdo, contra o Botafogo, apareceram nas imagens da viagem disponibilizada pelo clube e estão confirmados para o jogo.
Além deles, o zagueiro Rafael Tolói, o lateral-direito Maílton e o atacante Rigoni recém-contratados, foram inscritos na lista do clube nas vagas do goleiro Jandrei, o zagueiro Ruan e do meia-atacante Lucas Ferreira, que deixaram o Tricolor para acertar com Juventude, Atlético-MG e Shakhtar Donetsk, respectivamente.
Sendo assim, a provável escalação do São Paulo conta com: Rafael, Ferraresi, Arboleda e Alan Franco; Cédric, Marcos Antônio, Bobadilla e Rodriguinho; Ferreira e Luciano.
Arbitragem:
Árbitro: Yael Falcon (ARG)
Assistentes: Facundo Rodriguez (ARG) e Jose Savorani (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)