Os pilotos da Williams foram desclassificados da qualificação no GP de Singapura na tarde deste sábado (4), após excederem o limite do Sistema de Redução de Arrasto ou DRS (Drag Reduction System, na tradução em inglês). Carlos Sainz e Alex Albon foram convocados para a sala de comissários da Fórmula 1 após a finalização da quali e receberam a punição de largar nos boxes para a corrida na manhã de domingo (5).
LEIA TAMBÉM: Russell domina qualy, quebra recorde da pista e garante pole espetacular em Singapura
Classificação corrigida
1º George Russell – Mercedes;
2º Max Verstappen – Red Bull;
3º Oscar Piastri – McLaren;
4º Kimi Antonelli – Mercedes;
5º Lando Norris – McLaren;
6º Lewis Hamilton – Ferrari;
7º Charles Leclerc – Ferrari;
8º Isack Hadjar – Racing Bulls;
9º Oliver Bearman – Haas;
10º Fernando Alonso – Aston Martin;
11º Nico Hulkenberg – Kick Sauber;
12º Liam Lawson – Racing Bulls;
13º Yuki Tsunoda – Red Bull;
14º Gabriel Bortoleto – Kick Sauber;
15º Lance Stroll – Aston Martin;
16º Franco Colapinto – Alpine;
17º Esteban Ocon – Haas;
18º Pierre Gasly – Alpine;
19º Alexander Albon – Williams;
20º Carlos Sainz – Williams.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
Comunicado da FIA
Nas redes sociais, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou a decisão final após análise dos comissários.
“Fato: O carro 55 e 23 excederam o limite máximo de 85 mm em ambos os lados da área externa da asa traseira.
Infração: Violação do Regulamento Técnico da FIA 2025 Artigo 3.10.10 g
Decisão: Desclassificação da Classificação
Os Comissários ouviram o representante da equipe do Carro 55 (Carlos Sainz) e do Carro 23 (Alexander Albon).
Durante a inspeção pós-classificação, a asa traseira do carro foi considerada não conforme com os Regulamentos Técnicos. As posições ajustáveis do elemento superior da asa traseira foram verificadas. O DRS, em estado de acionamento, excedeu o limite máximo de 85 mm em ambos os lados da área externa da asa traseira.
Na audiência, os competidores admitiram que, embora a própria medição realizada antes da classificação tivesse mostrado o componente dentro da tolerância, a medição subsequente conduzida pelos Oficiais nomeados da FIA revelou uma abertura maior do que a permitida e, portanto, a asa traseira não estava em conformidade com a dimensão exigida.
Os competidores não contestaram o procedimento de medição, a metodologia ou a precisão do equipamento usado pela FIA. Os competidores aceitaram totalmente os resultados da medição da FIA e reconheceu que a asa traseira instalada no carro não cumpria os requisitos dos Regulamentos Técnicos.
Assim, a penalidade padrão aplicável a infrações técnicas é imposta.
Os competidores são lembrados de que têm o direito de apelar de certas decisões dos Comissários, de acordo com o Artigo 15 do Código Esportivo Internacional da FIA e o Capítulo 4 das Regras Judiciais e Disciplinares da FIA, dentro dos prazos aplicáveis.
As decisões dos Comissários são tomadas de forma independente da FIA e baseiam-se apenas nos regulamentos, diretrizes e evidências apresentadas.”
Comunicado da Williams
Após a decisão da FIA, a equipe britânica publicou uma nota oficial se responsabilizando pelo ocorrido.
“Durante a inspeção da FIA após a classificação, as asas traseiras de ambos os nossos carros falharam nas verificações da abertura do DRS. Como resultado, Alex e Carlos foram desclassificados da sessão de classificação para o Grande Prêmio de Singapura de amanhã. Isso é extremamente decepcionante para a equipe e estamos investigando urgentemente como isso aconteceu. Em nenhum momento buscamos obter vantagem de desempenho e as asas traseiras haviam passado em nossas próprias verificações mais cedo no dia, mas existe apenas uma medição que importa e nós aceitamos totalmente a decisão da FIA.
Temos um carro capaz de marcar pontos neste fim de semana e faremos tudo o que pudermos para lutar a partir do fim do grid amanhã, além de revisar imediatamente nossos processos para garantir que isso não aconteça novamente.”








