Renato Paiva é o novo técnico do Fortaleza

O Fortaleza fechou a contratação do técnico português Renato Paiva, que levou o Botafogo até as oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. O treinador tem agora a tarefa árdua de reerguer o Leão do Pici à elite do futebol brasileiro, no lugar de Vojvoda, que comandou por mais de 300 partidas a equipe cearense.

Leia também: Vasco toma goleada do Del Valle e está praticamente eliminado da Sul-Americana

Apostando em mais um estrangeiro, Renato Paiva não foi o plano A. Ramón Díaz — que deve assumir o Olimpia, do Paraguai — era o nome preferido da direção, embora Zubeldía também fosse cotado.

O treinador encontrará um time desacreditado, no Z-4 do Brasileirão, mas que ainda disputa o mata-mata da Libertadores, em decisão contra o Vélez Sarsfield, da Argentina.

Renato já é figurinha carimbada no Brasil, com passagem pelo Bahia, em 2022, onde ficou por menos de um ano. Conquistou o estadual e pediu demissão em uma temporada de altos e baixos no clube nordestino. Ele somou 19 triunfos, 15 empates e 15 derrotas em 49 partidas no comando do Esquadrão, com 49% de aproveitamento.

Foi no clube da Estrela Solitária que o português fez seu trabalho mais sólido em território brasileiro. Anunciado no final de fevereiro deste ano, chegou para assumir o clube detentor do título de campeonato nacional e continental — uma tarefa nada fácil, que acabou em uma passagem curta.

Renato foi demitido em 30 de junho, dois dias depois da eliminação na Copa do Mundo de Clubes — torneio que quebrou o jejum de um clube sul-americano ao vencer um europeu, derrotando o PSG por 1 a 0. Ele esteve à frente da equipe em 23 jogos, somando 12 vitórias, três empates e oito derrotas — 56,5% de aproveitamento.

Itinerante, ele já treinou Toluca e Club León, do México, Independiente del Valle, do Equador, e o Benfica, de Portugal.

Autor

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *