Após 20 anos e uma era vitoriosa, a RBR decidiu dispensar seu ex-chefe Christian Horner, no início do mês passado. Depois de três semanas, a equipe austríaca, por meio do consultor Helmut Marko, deu sua versão sobre a saída de Horner.
LEIA TAMBÉM: Wesley arranca elogios da imprensa italiana após usa primeira partida pela Roma: “Corre sem parar”
“A decisão foi tomada pela direção, ou seja, por Oliver Mintzlaff. Informamos Christian Horner sobre isso em Londres. Ao mesmo tempo, agradecemos oficialmente a ele pelos 20 anos e oito títulos mundiais. Essa decisão foi resultado de vários fatores. Mas, principalmente, o fato de o desempenho não estar ao nível esperado”, afirmou Marko.
A demissão de Horner acontece em um momento conturbado da RBR, tanto nas pistas, quanto nos bastidores. Ainda em 2024, sob a gestão do ex-dirigente, a equipe se viu pressionada pelo bom desempenho da McLaren, que levaria o título Mundial de Construtores.
Se os resultados não estavam acontecendo, Horner tratou de deixar o ambiente interno mais complexo. Ele se envolveu em diversas polêmicas, entre elas, uma conduta imprópria com uma funcionária da escuderia. Na ocasião, foi inocentado, mas se viu em embates contra Marko e Jos Verstappen, pai de Max, que chegou a sugerir uma saída na temporada de 2026, algo que não foi confirmado, pois, o piloto renovou seu contrato e segue na Red Bull.
Em 2025, a RBR ocupa apenas o quarto lugar no Mundial de Construtores, sustentada pelo bom desempenho individual de Verstappen, terceiro colocado na classificação geral de pilotos. Max não poupou críticas ao carro durante o ano.
No geral, Christian Horner esteve a frente da equipe em oito títulos de pilotos e seis de construtores, além de participar de 124 vitórias e 287 pódios em 405 GPs disputados. Para sua vaga, a marca austríaca promoveu o ex-Ferrari e então chefe de equipe da RB, Laurent Mekies, que por sua vez, dá lugar à Alan Permane.
“Felizmente, conseguimos trazer Laurent Mekies de dentro da família Red Bull; sua função será bem mais direcionada, principalmente para as corridas. Ele é um excelente engenheiro, o que é ótimo, considerando a complexidade da tecnologia da Fórmula 1. Já vimos que ele se comunica muito bem com a equipe. Estamos esperançosos de que podemos gradualmente voltar ao topo. Além disso, o escopo da função foi claramente reduzido; Mekies se concentrará principalmente no aspecto técnico e nas competições”, destacou Marko.