Neste domingo (16), Itália e Noruega se enfrentam no San Siro, em Milão, pela última rodada do Grupo I das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo. A Azzurri chega pressionada: para se classificar de forma direta, a equipe precisa aplicar uma goleada superior a nove gols de diferença sobre os noruegueses. Já a Noruega garante vaga com um simples empate, ou até mesmo com uma derrota que não seja por larga margem.
A partida será às 16h45 (horário de Brasília), com transmissão da ESPN e do Disney+.
LEIA TAMBÉM: 13º Salário 2025: veja quanto você pode receber e simule valor do benefício
Como chega a Itália?
Comandada por Gennaro Gattuso, a tetracampeã mundial busca garantir sua vaga na próxima Copa do Mundo, especialmente após ficar de fora das edições de 2018 e 2022, marcadas por campanhas desastrosas nas Eliminatórias. Para avançar de forma direta, a Itália precisa tirar uma diferença de nove gols no saldo. Caso contrário, terá de disputar a repescagem europeia, que reúne equipes melhor ranqueadas na Nations League e nas Eliminatórias na briga por quatro vagas no Mundial.
Para o duelo, Gattuso terá desfalques importantes: Calafiori, lesionado, está fora; Sandro Tonali será poupado para evitar uma possível suspensão na repescagem; e Moise Kean e Niccolò Cambiaghi também não estarão à disposição.
Em coletiva de imprensa, o técnico da Azzurra comentou sobre a partida e sobre a possibilidade de disputar novamente a repescagem:
“Nosso futuro é tentar ir à Copa do Mundo. Temos que ser muito inteligentes e não nos deixarmos levar pelas emoções. O jogo de amanhã vai nos ajudar a entender em que nível estamos e onde está a barra. Mas também temos que ser inteligentes. Não podemos parar nenhuma motivação, não podemos ter nenhuma estupidez.
“Neste tipo de jogos também podemos aumentar a mentalidade. Assisti ao jogo em Oslo com a minha equipa e gostei do que vi da Itália nos primeiros 15-20 minutos. Depois do 1-0 foi um jogo diferente. Um 9-0 é impensável. Nunca diga nunca no futebol, mas temos que olhar para a realidade. Estamos nos preparando para o jogo como qualquer outro, vamos jogar com orgulho e sabendo que estamos contra uma equipe que nos deu muitos problemas há seis meses. Com inteligência e se jogarmos com a cabeça, seremos capazes de continuar o que estamos a fazer. Ganhar por 9-0 é muito, muito difícil, mas nunca diga nunca.”
A provável escalação da Itália: Donnarumma; Di Lorenzo, Mancini, Bastoni e Dimarco; Barella, Locatelli e Cristante; Politano, Retegui e Raspadori. Técnico: Gennaro Gattuso
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos

Como chega a Noruega?
Virtualmente classificada, a Landslaget está de volta à Copa do Mundo após 28 anos de ausência. A seleção comandada por Ståle Solbakken soma 21 pontos e possui um ataque de 21 gols, cenário que torna a vaga praticamente garantida, mesmo uma improvável derrota por 8 a 0 ainda classificaria a Noruega de forma direta.
Para o duelo contra a Itália, Solbakken terá um desfalque importante: Martin Ødegaard, que está lesionado e não poderá atuar.
A provável escalação da Noruega: Nyland; Ryerson, Heggem, Ajer, Bjorkan; Bobb, Berg, Berge, Nusa; Sorloth, Erling Haaland. Técnico: Ståle Solbakken

Arbitragem
- Árbitro: Alejandro Hernández (ESP)
- Assistentes: José Naranjo (ESP) e Diego Sánchez Rojo (ESP)
- VAR: Carlos del Cerro Grande (ESP)
Ficha técnica
Data: Domingo, 16 de novembro de 2025
Horário: 16h45 (de Brasília)
Local: San Siro, Milão, Itália
Onde assistir: ESPN e Disney+









