Nesse sábado (10), Portuguesa e Palmeiras se enfrentam, às 20h30 (de Brasília), no Estádio do Canindé, pela 1ª rodada do Campeonato Paulista. A Portuguesa entra em campo com o objetivo de surpreender um adversário mais forte e somar pontos importantes para garantir uma campanha segura, evitando os riscos de rebaixamento e sonhando com uma classificação.
LEIA TAMBÉM: Bicampeã olímpica, Chloe Kim, lesiona ombro e se torna dúvida para as Olímpiadas de Inverno
Já o Palmeiras busca confirmar seu favoritismo logo de cara, tentando uma vitória fora de casa para começar o torneio com confiança e mostrar que continua sendo o principal candidato ao título estadual.
Como chega a Portuguesa
A Portuguesa chega para o confronto com um elenco reformulado e focado em fazer uma campanha segura para evitar o risco de rebaixamento. Sob o comando do técnico Fábio Matias.
Jogando em casa, a Lusa deve adotar uma postura defensiva sólida, buscando explorar os contra-ataques e a motivação da estreia para tentar somar seus primeiros pontos na competição diante de sua torcida e surpreender o adversário.
Provável escalação da Portuguesa:
João Paulo (Eduardo); Sciencia, Biazus, Gustavo Henrique e Lucas Hipólito; Gabriel Pires, Hudson, Guilherme Portuga e Marcelo Freitas; Igor Torres e Lohan. Técnico: Fábio Matias
Como chega o Palmeiras
Palmeiras chega com uma base tática muito sólida e entrosada sob o comando de Abel Ferreira, tendo realizado uma preparação intensa com foco em jogadas de bola parada e mantendo o ritmo competitivo que o colocou no topo das competições nos últimos anos.
Confira “Filhos do Silêncio” de Andrea dos Santos
O volante Marlon Freitas é, por enquanto, a única contratação oficial do clube. Ele foi trazido para ocupar a vaga de Aníbal Moreno, o único titular vendido nesta janela.
O Palmeiras terá desfalques importantes para a partida, especialmente no setor criativo e ofensivo. Lucas Evangelista e Figueiredo seguem em transição física após cirurgias, enquanto Paulinho e Felipe Anderson continuam em tratamento médico e não foram relacionados.
Provável escalação do Palmeiras:
Weverton (Carlos Miguel); Khellven, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Emi Martínez, Marlon Freitas, Maurício (Facundo Torres) e Andreas Pereira; Vitor Roque e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
Retrospecto
O histórico entre Portuguesa e Palmeiras, conhecido como o “Clássico das Colônias“, registra uma ampla vantagem para o Alviverde. Em cerca de 267 partidas disputadas desde 1921, o Palmeiras soma 127 vitórias, contra 67 triunfos da Lusa e 73 empates.
Nos últimos anos, o domínio palmeirense se intensificou, vindo de uma sequência de vitórias consecutivas sem sofrer gols em confrontos recentes pelo Campeonato Paulista. Embora o Palmeiras leve a melhor no retrospecto geral e como mandante, a Portuguesa historicamente equilibra as forças quando joga em sua casa, no Estádio do Canindé.
Arbitragem
- Árbitro principal: Lucas Canetto Bellote
- Árbitro assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis
- Árbitro assistente 2: Enderson Emanoel Turbiani da Silva
- Quarto árbitro: Fagson Junior dos Santos Silva
- Árbitro de vídeo (VAR): Vinicius Furlan
Ficha técnica:
- Data: sábado, 10 de janeiro de 2026
- Horário: 20h30 (de Brasília)
- Local: Estádio Doutor Oswaldo Teixeira Duarte, Canindé
- Onde assistir: TNT, CazéTV e HBO Max









